AGENDA DE PARALISAÇÃO: APLB-Sindicato participa da manifestação em defesa da democracia, no Campo Grande

AGENDA DE PARALISAÇÃO: APLB-Sindicato participa da manifestação em defesa da democracia, no Campo Grande

Fotos: Getúlio Lefundes | APLB-Sindicato

Na tarde desta quinta-feira, 20, a APLB-Sindicato e os educadores deram continuidade à agenda de luta da paralisação de 48h, e participaram do ato convocado pela Frente Brasil Popular, CTB e demais centrais sindicais, em defesa da democracia, em desagravo ao Presidente Lula, e pelo Fora Temer/Diretas Já!

Durante a manifestação, trabalhadores, estudantes, militantes de partidos políticos, lideranças sindicais e representantes dos movimentos sociais fizeram uma grande caminhada do Campo Grande ao Fórum Ruy Barbosa, onde aconteceu um ato político em defesa do estado democrático de direito, contra Temer e por um justo julgamento de Lula na Operação Lava Jato.

Os trabalhadores da educação, que já haviam enfrentado chuva durante uma movimentada manifestação realizada pela manhã, no Comércio, demonstraram força e disposição de luta para participar do ato, levando faixas, cartazes, apitos e caricaturas de políticos para  reafirmar as suas bandeiras contra as reformas impostas pelo presidente ilegítimo e a favor da valorização da categoria pelo Executivo Municipal, que continua impondo a proposta de reajuste de reajuste zero, negando direitos garantidos no Plano de Carreira e seguindo à risca a cartilha neoliberal de seu aliado Temer, sem se preocupar com a qualidade da Educação em Salvador.

Os gritos de Fora Temer, Brasil urgente, Lula Presidente e Lula lá foram repetidos durante todo o trajeto, reforçados pela marcante percussão da banda Tambores de Búzios e um mini trio.

Em frente ao Fórum Rui Barbosa, representantes das centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais se revezaram ao microfone para se pronunciar contra o retrocesso político e em defesa de um tratamento justo para o presidente Lula por parte do Judiciário brasileiro. 

Nos pronunciamentos, muitas manifestações de repúdio à postura parcial do juiz tucano, Sérgio Moro, cuja perseguição à Lula tem como objetivo impedir sua candidatura à presidência da República nas eleições de 2018.

“A saída contra o retrocesso é o que estamos fazendo aqui, com os trabalhadores e os movimentos sociais tomando as ruas para gritar contra a injustiça que atinge não só a esquerda e políticos como Lula, mas todo o povo brasileiro, massacrado pela política neoliberal e as reformas nefastas de Michel Temer e seus aliados”, destaca a diretora da APLB-Sindicato, Elza Melo.

Um ato político e cultural pela saída de Michel Temer e pela convocação de eleições diretas para a escolha do sucessor  já está marcado para o dia 30 de julho, às 15h, na Praça da Revolução, em Periperi (Subúrbio de Salvador). O evento está sendo organizado pela Frente Brasil Popular e  centrais sindicais, com a presença de vários cantores e bandas da Bahia.

Você pode gostar de ler também: