APLB Cruz das Almas pede atenção especial do governo em comitê de ações para a educação pública

Defensor da educação pública, gratuita e de qualidade, a APLB Sindicato Cruz das Almas está entre as representações que integram o comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e destaca a importância do monitoramento, bem como do compromisso do governo municipal em fazer acontecer às reuniões do grupo. Os encontros do PAR não vêm sendo realizados devido à falta de quórum dos representantes.

Faz-se necessário o comprometimento dos membros do PAR, bem como uma postura de cobrança do governo municipal para que as discussões e encontros de fato aconteçam, proporcionando, consequentemente, avanços no respectivo plano.

O comitê local, composto também por representantes de associações de empresários, da sociedade civil, do Conselho Tutelar, estudantes da rede municipal, do Conselho do Fundeb e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), teve seus indicados nomeados pelo governo municipal no dia 31 de agosto, por meio do decreto nº 59/2017.

O documento publicou também os novos representantes da equipe local de acompanhamento, responsáveis por decisões referentes ao diagnóstico e ações do PAR. Nesse grupo, estão o secretário de Educação, Mário Araújo, e representantes de técnicos da respectiva secretaria, de diretores escolares, de professores das zonas rural e urbana, de coordenadores ou supervisores escolares, de técnicos administrativos de escolas e do Conselho Municipal de Educação.

Ao comitê local, que inclui a APLB Sindicato, compete a mobilização e divulgação do PAR junto à sociedade, o acompanhamento da implementação e execução do plano e a avaliação de relatórios de progresso de sua execução, bem como do desempenho e resultados alcançados.

Plano de Ações Articuladas (PAR)

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado há pouco mais de 10 anos pelo Ministério da Educação, dispôs aos estados, Distrito Federal e municípios, ferramentas eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação.

Partindo da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, estados e municípios desenvolvem seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Na fase inicial, estados e municípios devem traçar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local e, a partir daí, construir um conjunto coerente de ações que resulta no PAR. O diagnóstico da situação educacional deve ser estruturado em quadro grandes dimensões: gestão educacional; formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; e infraestrutura física e recursos pedagógicos.

Programas contemplados no município

Em Cruz das Almas, por meio do PAR, já foram contemplados os programas Formação pela Escola, Plataforma Freire, Pacto, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Caminho na Escola, Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), com obras como coberturas e construções de quadras, construções de creches, aquisições de ônibus, entre outras ações cruciais para a educação municipal.

Rafael Lopes – DRT/BA 4882

APLB Sindicato – Cruz das Almas