Opções

Ache fácil

APLB na de audiência pública sobre Educação Inclusiva, na AL-BA

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia participou, na manhã de terça-feira (6), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, de audiência pública que debateu “A Situação Atual e os Desafios da Educação Inclusiva na Bahia”, promovida pela deputada estadual Fabíola Mansur – presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos da AL-BA.

A APLB foi representada no evento pelos diretores Claudemir Nonato (Pig) e Valdir Assis. A audiência pública teve como principal objetivo promover o debate sobre os obstáculos enfrentados para o pleno exercício do direito à educação pública de qualidade pelas pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e todos os grupos ou cidadãos que não são bem acolhidos pela escola.

Na visão da deputada, uma escola só pode ser considerada inclusiva,  quando respeita as diferenças, reconhece que todos os alunos são capazes de aprender, tem estrutura, sistemas e metodologias para atender a todos e não se restringe ou se limita em função da escassez de recursos materiais.

“O sonho da escola inclusiva não pode deixar de ser perseguido, pois dele depende, fundamentalmente, a construção de uma sociedade mais justa, capaz de transformar a igualdade de oportunidades em ferramenta essencial para o desenvolvimento”, defende a parlamentar.