APLB PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO COMPRES

A APLB-Sindicato garantiu a representação dos trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Salvador no Conselho Municipal de Previdência do Servidor – COMPRES. A primeira reunião ocorreu nesta sexta-feira, 18/08/2017, quando seus membros tomaram posse e deram início a uma agenda de trabalhos.

O Conselho é composto por representantes da SEMGE, SEFAZ, Procuradoria Geral do Município de Salvador- PGMS, Poder Legislativo Municipal (escolhido entre seus servidores efetivos), representantes dos segurados ativos e inativos indicados por suas entidades de classe, ressaltando-se que nem todas requereram ocupar este espaço.

Considerando a possibilidade de aprovação da Reforma da Previdência no âmbito Federal e, consequentemente, a determinação de adequação dos demais entes federativos ao regime geral da previdência, é de extrema relevância fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal da Previdência do Servidor – FUMPRES, que substitui a extinta Previdência do Salvador – PREVIS. Vale ressaltar que o Fundo administrará recursos públicos, derivados da contribuição dos servidores. Logo, se faz necessário garantir sua transparência, assim como defender os interesses e demandas dos trabalhadores ativos e seus dependentes, os aposentados e pensionistas, diante de um cenário econômico adverso e incerto, sob risco da ocorrência de prejuízos irrecuperáveis para as aposentadorias e benefícios.

Os conselheiros Marcos Barreto e Perpétua Silva (titulares) e Elza Melo e Clarice Pereira (suplentes) atuarão fiscalizando e discutindo as ações do COMPRES, que está sendo constituído como órgão consultivo, deliberativo e de supervisão superior, com o objetivo de normatizar e apresentar diretrizes da política de previdência de Salvador.

Em uma conjuntura econômica onde os governos aplicam políticas de corte de investimentos sociais e retirada de direitos, sob a alegação de austeridade, a presença da representação dos trabalhadores para acompanhar este processo é um demarcador político determinante para defender os interesses dos trabalhadores em educação e demais servidores municipais.

A APLB ESTÁ DE OLHO!