APLB-Sindicato movimenta Centro da cidade com Ato dos Aposentados

A APLB-Sindicato e o Sindseps lideraram o Ato dos Aposentados na manhã desta terça-feira, 15, em frente ao Instituto de Previdência do Salvador (Previs), na avenida Joana Angélica, no centro de Salvador. Os aposentados e os representantes das entidades estiveram unidos, chamando a atenção de pedestres e motoristas para o descaso do Executivo Municipal em relação a seus direitos, incluindo reajuste salarial, que não é concedido há dois anos.

Fotos: Thaís Seixas e Getúlio Lefundes|APLB-Sindicato

Esta não é uma luta isolada, por isso a sociedade também deve se mobilizar em prol dos aposentados, principalmente após as reformas do ilegítimo Temer (da Previdência, Trabalhista e a Terceirização), que tiram os direitos dos trabalhadores e aposentados. É o que destaca a Luzia de Freitas, diretora da APLB no setor de aposentados. “Nós temos nos mobilizado, mas precisamos unificar esta luta, que deve ser ampliada com a participação de todos os aposentados e da sociedade em geral, que também está ameaçada. Os jovens e funcionários públicos que ingressaram em 2003 estão com sua aposentadoria ameaçada. Esta é uma luta de todos, nossa e também da sociedade”, enfatiza.

Para o aposentado Edvaldo da Silva, a manifestação é uma forma de cobrar um posicionamento do prefeito ACM Neto em relação à concessão de direitos. “Estamos há dois anos sem receber aumento da prefeitura. Além disso, a gente tinha Promédica e o prefeito cortou, e até agora estamos sem médico. Por isso queremos chamar a atenção do público, porque ele esqueceu da gente, e o aumento salarial é zero”, denuncia .

Utilizando faixas, cartazes e carro de som, os participantes do ato ocuparam a escadaria do Previs e receberam o apoio das pessoas que passavam pelo local. “O prefeito de Salvador diz que não vai dar nada, mesmo após dois anos sem reajuste. Ele quer passar a ideia de que os aposentados oneram os cofres públicos, mas isto não é verdade. São pessoas que ajudaram a construir a cidade, e o que a prefeitura faz com elas é uma falta de respeito”, acusa Dalva Costa, responsável pelos aposentados e pensionistas do Sindseps.

AGENDA DE LUTA

A agenda de luta dos trabalhadores em Educação do município de Salvador prossegue nesta quarta-feira, 16, com a Assembleia Geral da categoria, que acontece no Ginásio dos Bancários às 8h30 (em primeira convocação) e às 9h (em segunda convocação). De lá, os trabalhadores realizam a caminhada do adesivaço, com direção à Barra.

Já na quinta-feira, 17, os trabalhadores participam do Dia de Luta do Servidor Municipal, com concentração às 8h no Campo Grande, de onde eles saem em caminhada até a Praça Municipal. O Dia de Luta foi criado e aprovado em assembleia da categoria realizada no dia 1º de agosto.