APLB-Sindicato presente em debate sobre acidentes de trabalho

Evento requerido pelo vereador Helio Ferreira reuniu diversas categorias no Centro de Cultura da Câmara de Vereadores

O alto índice de acidentes de trabalho foi debatido na Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta quarta-feira (26). A atividade requerida pelo vereador Helio Ferreira (PCdoB), em alusão ao 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, aconteceu no auditório do Centro de Cultura. As dirigentes da APLB-Sindicato, Silvana Coelho e Rita Soares Moraes participaram do debate.

Ao justificar a realização do evento, o legislador destacou a necessidade de desenvolver políticas em benefício dos trabalhadores.  “O objetivo de promover este debate é identificar problemas que há mais de 2 anos vem aumentando o índice de acidentes em mais de 270%”, observou Helio Ferreira, com base em dados do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Conforme o vereador, os acidentes afetam o psicológico e o rendimento da classe trabalhadora. “É preciso garantir o posto de trabalho seguro para cada trabalhador e trabalhadora”, frisou.

Presente no debate, a juíza do trabalho Rosemeire Fernandes afirmou que cerca de 6 mil pessoas, entre trabalhadores e advogados, procuram diariamente o Tribunal Regional do Trabalho, no Comércio, reivindicando “o direito violado”.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, entre 2012 e 2013 quase cinco milhões (4,948) de trabalhadores se acidentaram no país. Segundo pesquisa da CUT em parceria com o Dieese, oito de dez acidentes de trabalho no Brasil acontecem com funcionários terceirizados.

O debate público contou ainda com as presenças de Vanda Galvino, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Sertre); Marcos Paiva, representando a Fundacentro; Antônio Lago, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); e Daniel Mota, diretor do Sindicato dos Rodoviários.

Fotos: Valdemiro Lopes