Caminhada no Dia Estadual de Luta fortalece Greve Geral do dia 28

A mobilização em torno da greve geral cresce a cada dia em Salvador. Na tarde desta quinta-feira (20/4),  a APLB-Sindicato participou, juntamente com as centrais sindicais – CTB, CUT e Força Sindical, e com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo – de uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade, para convocar a população a participar da paralisação do dia 28 de abril.

Além de levarem faixas e cartazes de protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária, os participantes da caminhada estavam munidos de panfletos de convocação da greve, que foram distribuídos durante todo o percurso  entre o Campo Grande e o Relógio de São Pedro.

Os comerciários, bancários e estudantes  foram os alvos principais da mobilização desta quinta, já que o trajeto passou pela Avenida Sete de Setembro, a principal rua de comércio  de Salvador, que tem ainda uma grande concentração de bancos e escolas. As lideranças, que se revezavam ao microfone, pararam várias vezes em frente a escolas e lojas para explicar com mais informações  os motivos da greve geral e convidar o pessoal  a participar do movimento.

A atividade é parte do Dia Estadual de Luta rumo a greve geral, que mobilizou trabalhadores em diversas regiões da Bahia, com a realização de panfletagens, caminhadas e outras atividades em locais de grande circulação de pessoas.

Para alcançar o maior número de pessoas possíveis, as entidades vão realizar uma nova caminhada no próximo domingo, 23 de abril, a partir das 15h, no Porto da Barra, um dos locais mais movimentados de Salvador durante o fim de semana.

Há ainda uma agenda de plenárias, reuniões e panfletagens que acontecerão durante a semana que antecede a greve. Já na segunda, entidades sindicais e do movimento social se encontram a partir das 18h, no Ginásio de Esportes dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, para definir os últimos detalhes da mobilização e da dinâmica do dia da greve.

Notícias  anteriores:

A greve geral continua ganhando corpo na Bahia. A cada dia que passa mais categorias realizam assembleias e aderem oficialmente à paralisação do dia 28 de abril. Para ampliar ainda mais a mobilização da população para o movimento, as centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocaram um Dia Estadual de Luta para a próxima quinta-feira, 20 de abril.

Em Salvador, o dia será marcado por panfletagens e uma caminhada pelas ruas do centro da cidade. A concentração acontece no Campo Grande, a partir das 15h, de onde sai em direção à Praça Castro Alves.

A intenção é convocar a população para participar da greve geral do dia 28 e também das manifestações contra as reformas trabalhista e previdenciária, que estão sendo tocadas a todo vapor no Congresso Nacional, apesar das denúncias de corrupção envolvendo grande parte dos deputados e senadores.

Interior

As atividades do Dia Estadual de Luta não devem se restringir à Salvador. A CTB orienta que os sindicatos do interior do estado também organizem, no dia 20 de abril, caminhadas, plenárias e outras atividades em locais públicos para convocar a população para participar da greve do dia 28.

Fonte CTB