Cruz das Almas:  APLB PARTICIPA DE POSSE DE COLEGIADO NO COLÉGIO LUCIANO PASSOS

Cruz das Almas: APLB PARTICIPA DE POSSE DE COLEGIADO NO COLÉGIO LUCIANO PASSOS

Após denúncias contra a direção do Colégio Estadual Luciano Passos e, nova eleição de colegiado, a posse do conselho foi realizada na manhã desta terça, 5, na unidade escolar no bairro Vitória, em Cruz das Almas. A APLB-Sindicato marcou presença com representantes da Executiva e da Delegacia do Planalto.

Os integrantes do colegiado escolar foram empossados numa reunião iniciada por volta das 10 h, realizada na sala de leitura da unidade de ensino. O colegiado é composto por diversos seguimentos da comunidade escolar, incluindo estudantes, pais e mães destes, funcionários, professores e direção da escola e figura entre um dos instrumentos de gestão democrática assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96).

Para a diretora educacional da APLB Sindicato (Executiva), Olívia Mendes, o colegiado escolar é um exemplo de exercício da democracia. “A própria LDB defende a gestão democrática e o colegiado escolar é um componente muito importante, principalmente por sua forma constitutiva, que envolve vários setores da comunidade escolar. O papel do colegiado é ajudar na gestão de forma participativa e hoje, aqui no [Colégio Estadual] Luciano Passos, estamos exemplificando essa importância e de que forma se exercita a democracia.”, ressaltou a sindicalista.

Presidente do colegiado, professor Antônio Floriano fez elogios ao processo eleitoral e apostou votos de uma gestão compromissada com a escola. “Essa eleição de colegiado foi a que teve menos abstenções de professores e alunos e aí vemos a importância que já é atribuída ao colegiado. Espero que essa gestão que está entrando possa fazer um trabalho ainda melhor do que a gestão anterior.”, concluiu esperançoso.

Além de Olívia Mendes e Antônio Floriano, participaram da reunião o diretor da APLB Cruz das Almas, Carlos Augusto Moreira, a diretora de patrimônio da APLB Sindicato (Executiva), Valdice Edington, alunos, pais de alunos, funcionários e direção escolar e representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE 21).

Entendendo o caso:

O NRE 21 foi notificado com 16 denúncias contra a gestão da unidade escolar. Diante disso, foram realizadas reuniões com o acompanhamento da APLB-Sindicato. Uma eleição de colegiado foi realizada sem a divulgação necessária para que envolvesse toda a comunidade escolar, fato que provocou a deliberação de uma nova votação que culminou na posse realizada nesta manhã. O novo colegiado empossado tem como principal função acompanhar e participar da gestão da unidade escolar.

APLB Sindicato – Cruz das Almas