CTB realizou ato pelo Outubro Rosa e em defesa da saúde pública, nesta quarta-feira (25), em Salvador

A CTB-BA, por meio da Secretaria da Mulher, realizou na manhã desta quarta-feira (25/10), na praça em frente ao Shopping da Bahia, um ato pelo Outubro Rosa, em defesa de políticas públicas efetivas de saúde para a mulher. O evento integra à luta, que é mundial, pela prevenção e combate ao câncer de mama. A APLB-Sindicato participou ativamente da atividade.

Durante o ato foram entregues à população panfletos contendo informações sobre o câncer de mama e as principais formas de prevenção desta doença que atinge um grande número de mulheres no Brasil e no mundo. A CTB se insere nesta luta combatendo também o retrocesso nos direitos e cobrando mais políticas públicas para as mulheres e exigindo o fim do contingenciamento nas áreas social, assistencial e de saúde.

Com mais de 300 sindicatos filiados em todo o Estado, a CTB, diante da política neoliberal agressiva do governo Temer, defende posição firme contra o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem um papel fundamental no combate e tratamento do câncer no Brasil, bem como alerta para os riscos trazidos pelas reformas trabalhista e da Previdência, que penalizam mais diretamente às mulheres.

A professora Marilene Betros, vice coordenadora da APLB e também secretária da Mulher da CTB, destacou a importância desta ação da CTB e entidades filiadas: “esta luta não pode ser somente no Outubro Rosa, mas todos os meses”, defendeu. Para ela é fundamental que os governos municipal e estadual estabeleçam efetivas políticas públicas de saúde para as mulheres, “no sentido tanto de prevenir e combater o câncer, quanto de acompanhar e monitorar os casos confirmados”.

A central prioriza a temática da saúde como uma de suas bandeiras de luta permanentes, apoiando iniciativas que visam promover melhores condições de vida e bem-estar para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.