Protesto: Pais e alunos da E. M. Maria da Conceição S. Imbassahy realizaram manifestação contra as péssimas condições da escola, nesta terça (16)

Nesta terça-feira (16), mais uma vez a direção da APLB-Sindicato esteve na Escola Municipal Maria da Conceição Santiago Imbassahy, localizada no bairro de Tancredo Neves, para apoiar e acompanhar a mobilização de pais, alunos e trabalhadores do local, em defesa do funcionamento pleno daquela unidade escolar, que se encontra em situação crítica, com sérios problemas estruturais, que representam risco para a segurança e integridade de alunos e educadores.

Desta vez, pais, alunos e professores realizaram uma grande manifestação, durante a qual aconteceu uma reunião para debater a situação da escola, bem como um ato público na Rua Direta de Tancredo Neves, cuja via foi bloqueada, impedindo a passagem dos carros. A manifestação teve apoio da Polícia Militar e contou também com a cobertura da imprensa local (confira os links abaixo).

A escola estava interditada e há dias os alunos estão sem aulas, porém a providência tomada pelo Executivo Municipal foi enviar um engenheiro para fazer a análise estrutural do prédio, o qual concluiu, mesmo diante das evidências contrárias, que a escola está em condições de funcionamento. A comunidade escolar está indignada e não concorda que a escola volte a funcionar sem que haja uma recuperação do prédio. Por isso, promete continuar a mobilização.

A APLB-Sindicato comunga com a preocupação de pais, alunos e professores da Escola Maria da Conceição Santiago Imbassahy, defende que a Educação seja tratada como prioridade pelo poder público, exige providências imediatas, e vai continuar acompanhando a situação até que haja uma solução que respeite a segurança e o direito dos alunos e dos trabalhadores em Educação lotados naquela unidade escolar.

Notícias anteriores:

Denúncia: Escola Municipal Maria da Conceição S. Imbassahy continua abandonada pela Prefeitura de Salvador

Professores relatam que as aulas foram suspensas há mais de quinze dias e até o momento o Executivo Municipal não enviou o engenheiro para análise estrutural do prédio

Paredes com rachaduras, vazamento de água, sujeira, grades enferrujadas, piso quebrado, buracos no chão, “verdadeiras crateras”, fiação elétrica e tubulação de água exposta, muita sujeira e nenhuma manutenção. Parece a descrição de um filme de terror, mas estas são as condições atuais da Escola Municipal Maria  da Conceição  Santiago Imbassahy, na Estrada das Barreiras. Para a APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, a Educação tem de ser tratada como prioridade na prática e não apenas na propaganda do Executivo Municipal.

A direção da APLB-Sindicato esteve na Escola Municipal Maria da Conceição Santiago Imbassahy, na manhã desta segunda-feira (15) e constatou a situação crítica do local. De acordo com o relato dos professores, a escola está interditada há 15 (quinze) dias. Porém, até o momento, o Executivo Municipal não enviou um engenheiro para fazer a análise estrutural do prédio escolar. E fica uma questão: por que suspender aulas e não tomar outras providências?

A APLB-Sindicato sempre defendeu uma Educação de qualidade, mas com condições dignas para alunos, comunidade e trabalhadores em educação. Em todas as reuniões têm insistido nas melhorias das condições de trabalho e não apenas na pauta sobre remuneração. Por isso, denuncia o estado crítico da Escola Municipal Maria da Conceição Santiago Imbassahy e exige soluções!

Além disso, repudia o descaso para com a educação, por meio da falta de material didático, fardamento escolar, a falta de professores para o cumprimento da matriz curricular, consequentemente o comprometimento no conjunto de atividades extra classe, imprescindíveis para a realização de aulas e atividades para o educando, que vem ocorrendo na rede municipal de ensino.

A Educação tem que ser prioridade e não peça de marketing!

Juntos, por uma educação pública, laica e de qualidade!