Funcionários das escolas paralisaram atividades em Ilhéus

Os funcionários das escolas das redes públicas de Ilhéus paralisaram suas atividades na sexta-feira (29/05), em atendimento a convocação da APPI-APLB/Sindicato e à deliberação do 13º Encontro Estadual dos Funcionários de Escolas de Educação Pública.
Em Ilhéus realizou-se uma assembleia que teve a participação maciça da categoria. Com quase 200 funcionários presentes, entre Porteiros, Auxiliares de Serviços Gerais, Merendeiras, secretários escolares, a categoria debateu a extensa pauta de reivindicação (Abaixo o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e a terceirização – Reajuste decente para os funcionários de escolas – Trabalho aos sábados só com acordo – Plano de Carreira unificado – Implementação do Profuncionário – Diminuição do CET – Realização de concurso público) dando ênfase a construção do Plano de Cargos, Carreira e Salários.
Para a professora Carmelita, presidente da APPI-APLB/Sindicato, a paralisação deste dia 29 é mais um passo na construção de educação pública que não pode abrir mão de valorizar todos os seus Trabalhadores, “Tem gente que acha que a escola é feita só de alunos e professores, mas não é bem assi m. Não existe escola de qualidade se não houver os trabalhadores que atuam fora das salas, para a escola funcionar precisamos do Porteiro, da Merendeira, do Auxiliar de Serviços Gerais, da Zeladora, da Auxiliar de Cozinha, da Secretária Escolar. Estes profissionais precisam ser reconhecidos e valorizados, a construção do PCCS se faz urgente”, concluiu a Carmelita.
Além da pauta unificada para toda Bahia, os Funcionários das Escolas Municipais aprovaram também as seguintes lutas:
– Unificação da Carga Horária em toda Rede;
– Fim dos Desvios de Funções e sobrecarga de trabalho;
– Implantação imediata de Cursos de Formação;
– Trabalho aos Sábados só com Acordo;
– Prioridade de Atendimento nos Postos de Saúde, para evitar a falta ao trabalho;

– Regularização das recargas dos Vales-Transporte;
– Pagamento Integral do Salário Família.

Com uma enorme quantidade de REDA”s nas escolas da Rede Estadual, a grande maioria dos funcionários participantes da assembleia foram da Rede Municipal de Ilhéus.