Irará – 15º Encontro de Funcionários da Educação Básica entra para a História

Nos dias 29 e 30 de julho foi realizado na cidade de Irará o 15º Encontro Estadual dos Funcionários da Educação Básica do Estado da Bahia. Neste evento tivemos a participação de quase 700 delegados de 60 municípios baianos, onde foi debatido diversos assuntos pertinentes ao segmento não-docente da educação como: Profuncionário; Planos de Cargos e Carreira Unificados; Diretrizes e Carreira dos Funcionários – Saúde do Trabalhador; assédio moral no ambiente escolar; terceirização e o prejuízo para o serviço público.

O evento teve como palestrantes o professor Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato; professora e diretora jurídica da APLB-Sindicato, Marilene Betros; professora Olívia Mendes; consultor da APLB, Joel Câmara; professor e vereador Bira; e o diretor de formação e técnico na área de Educação Nivaldino Felix.

No evento também foi importante a exibição de diversas atrações culturais locais. E destaque para inauguração da sede da APLB-Sindicato local.

Este encontro dos não-docentes demonstra mais uma vez que a APLB- Sindicato continua na luta para unificar todos os segmentos da educação, para que tenhamos um sindicato muito mais representativo buscando sempre acumular força para os enfrentamos vindouro com os patrões.

Isto demonstra a força da APLB, que é dirigida por uma diretoria que têm sobre o seu comando o companheiro Rui  Oliveira que busca organizar professores e funcionários na luta por melhores dias sempre  em direção ao um ensino de qualidade.

Também prestigiaram o evento as diretoras da APLB-Sindicato: professora Gercyjalda Rosa;  professora Mônica Muniz; professora Valdice Edington; e as professoras de Simões Filho, Lindinalva e Helena.

Resoluções  do 15º Encontro:

1- 1º ENCONTRO ESTADUAL PARA DISCUTIR PLANO UNIFICADO

2-  CAMPANHA ESTADUAL POR CONCURSO, E PELO O FIM DA TERCEIRIZAÇÃO

3- IMPLEMENTAÇÃO DO PROFUNCIONÁRIO EM TODOS OS MUNICÍPIOS DA BAHIA

4- PLANO UNIFICADO EM TODO O ESTADO

5- TRANSFORMA O COLEGIO CENTRAL UMA UNIDADE TÉCNICA DE ENSINO PARA FUNCIONÁRIOS – (baseado no decreto 7.415/2010)

6- GRATIFICAÇÃO IMEDIATA PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE CONCLUÍRAM  O CURSO PROFISSIONAL

7- FIM DA DIMINUIÇÃO DOS PERCENTUAIS DO CET

8- EXTENSÃO DA GRATIFICAÇÃO DE PERIFERIA PARA OS FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS DE ÁREA DE RISCO

9-  FIM DO PAGAMENTO ABAIXO DO MÍNIMO NA PREFEITURA DE SALVADOR

OBS.

Em função dos diversos elogios dos delegados sindicais presentes ao encontro, queremos aqui mandar um abraço para a cooperativa de mulheres de São Cristóvão comandada por Tia Rose, pela a forma que tratou os Participantes do evento e os  gostosos cardápios servidos nos dois dias do evento.

Nivaldino Felix

Diretor de Formação da APLB-Sindicato

Notícias anteriores

15º Encontro de Funcionários da Educação Básica

Dias 29 e 30 de julho de 2011

Escola Municipal São Judas Tadeu

Em Irará – Bahia

TEMA CENTRAL: VALORIZAÇÃO COM LUTA

FUNCIONÁRIOS  NA LUTA EM BUSCA DA VALORIZAÇÃO

Funcionários de Educação: na luta em busca da valorização

DIA 29 DE JULHO

ACOLHIMENTO

BANDA PURIFICAÊ

CERIMÔNIA DE ABERTURA:

Das 8h às 9 horas:

Hino Nacional, execução pela Filarmônica 25 de Dezembro

Grupo Dança Hip Hop

Composição da Mesa

CONFERÊNCIA DE ABERTURA:

Horário: das 9h30 às 11 horas

Tema: Conjuntura Nacional e as Políticas de Educação

Conferencistas:

Deputada federal Alice Portugal, integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato e secretário de Política Sindical da CNTE

PALESTRA:

Horário: das  11h às 12h20

Tema:  Diretrizes e Carreira de Funcionários da Educação

Palestrante: professora Marilene Betros, diretora Jurídica da APLB-Sindicato e diretora nacional da CTB

INTERVALO PARA O ALMOÇO

PALESTRA:

Horário: das 14h às 14h30

Tema: Plano Unificado de Cargos e Carreira

Palestrante: Joel Câmara, assessor Educacional da APLB-Sindicato

DEBATE:

Horário: das 14h50 às 15h20

TRABALHO EM GRUPO

Grupo 01 – Valorização profissional e piso salarial

Facilitador – Nivaldino Felix – Técnico em Educação

Grupo 02 – Saúde do trabalhador e assédio moral

Facilitadora: Professora Valdice Edington, diretora de Patrimônio da APLB-Sindicato

Grupo 03 – Diretrizes da carreira dos funcionários da Educação

Professora Marilene  Betros

Grupo 04 – Formação inicial, continuada e o Profuncionário

Grupo 05 –  Financiamento e o FUNDEB

Facilitador

Grupo 06 – Gestão democrática da Educação

Facilitador: Professor Bira

Os grupos  de trabalho terão um coordenador e um relator para realização do estudo e do debate os quais resultarão em propostas para o plenário.

CONFRATENIZAÇÃO: a partir  das 19h30

INAGURAÇÃO DA SEDE DA DELEGACIA AÇUCAREIRA

Atrações: Samba de Roda da Olaria; Banda Caçula do Forró ; Banda de Pagode.

DIA 30 DE JULHO DE 2011

VISITA À FEIRA DE IRARÁ

A partir das 7h30

Concentração na Praça da Bandeira

Panfletagem relatando a importância do funcionário na Escola

Animação charanga de Irará, apito e foguetes

PLENÁRIA DOS GRUPOS:

Horário: das 10h às 12 horas

ALMOÇO

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

Horário: das 13h30  às 15h30

TEMA: A educação e as questões jurídicas

Palestrantes: Antonio Italmar Palma Nogueira Filho,  advogado da APLB-Sindicato

Vereador professor Ubiratan Silva Reis, diretor da APLB-Sindicato e presidente da Comissão da Educação da Câmara de Vereadores de Irará

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Às 15h30: coreografia ; flashes do XV ENESFEBA; Hino da Independência; mensagem de despedida; coffee break.

FUNCIONARIO É PARA LUTAR!

APRESENTAÇÃO

Importante observar nesse novo contexto que os funcionários de escola  de hoje, não são os funcionários de escolas de ontem, os trabalhadores  em educação de hoje já adquiriram outra consciência crítica.

Já que APLB- Sindicato fez um grande   investimento na formação e na valorização desses companheiros e companheiras funcionários da educação básica, que também são, em última análise, educadores – pois ajudam o processo educativo e com isso também fazem a escola funcionar. Daí a luta dos companheiros trabalhadores públicos da educação, já resultou em algumas conquistas,  para sua valorização como, o Profuncionário, que é a mais importante conquista assim como,  em alguns municípios os planos unificados dos trabalhadores em educação

Mas falta muito para que os funcionários trabalhem satisfeitos, isso só pode acontecer a partir do momento que estiverem com um piso salarial nacional; a partir do momento que estiveram com plano de cargo e carreira;  para que  possam avançar na carreira.

Muitos funcionários e funcionárias passaram toda a sua juventude trabalhando para bem servir a educação e nesse longo período adquiriram diversas doenças – diabetes, pressão alta, dores na coluna e outras –que fazem padecer esses companheiros. O pior, não são valorizados nem reconhecidos pela sua dedicação ao  trabalho; mas como já mencionamos as coisas estão mudando, e os funcionários estão reagindo unidos com o seu sindicato na luta pelos seus direitos.

Na atual situação com a prática de uma política neoliberal, principalmente do governo estadual que aboliu o concurso público e optou por contratos temporários, a figura do funcionário concursado  tende a desaparecer. Por isso uma das bandeiras desse encontro é tirar uma campanha estadual pelo o concurso público, e fora a terceirização E OS  CONTRATOS TEMPORÁRIOS!

Ressaltamos que sem os funcionários a escola não funciona, já que eles são responsáveis pelos trabalhos de infraestrutura e administrativo da comunidade escolar. Para nós a escola não é só docência, outras atribuições também são importantes para a escolar funcionar, tanto assim que o Conselho Nacional de Educação aprovou no dia 26 de  outubro de 2005, que o funcionário também é um educador (área 21), que foi o  caminho  para o surgimento do programa Profuncionário,  reconhecido como a maior conquista de todas as épocas para o segmento dos não-docentes.

A discriminação por parte dos gestores municipais e estaduais com os funcionários é muito evidente. Vamos aqui seguir alguns  exemplos: na rede estadual nas escolas de risco os professores têm uma gratificação de 30% sobre o seu salário, os funcionários que passam pelas mesmas situações não ganham nada; os professores que fazem um curso de graduação, têm um reajuste em salário de 27%, enquanto os funcionários que concluem o Profuncionário, não têm direito a nada. Isto é uma notória discriminação.

A LUTA É A SOLUÇÃO.

Nivaldino Félix

DIRETOR DE FORMAÇÃO E RESPONSAVEL PELA A COORDENAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FUNCIONÁRIO