Morreu o professor e artista plástico Jorge Conceição

A APLB-Sindicato solidariza-se à dor da família enlutada do professor e artista Jorge Conceição.

Pela sua trajetória de vida profissional, Jorge Conceição cumpriu sua missão no planeta.

Diretoria da APLB-Sindicato

Morre o professor Jorge Conceição, militante histórico do Movimento Negro

Morre o professor Jorge Conceição, militante, histórico, do Movimento Negro e um dos fundadores do Coletivo de Entidades Negras – CEN.

Na noite de terça-feira, 19 de setembro, na cidade de Alagoinhas, faleceu o geógrafo Jorge Conceição.

Professor titular de Geopolítica, no curso de Geografia da UCSal; professor de teoria geográfica e de outras disciplinas, no curso de geografia da referida universidade, no período de 1982 até 1994; professor titular. visitante, na faculdade de formação de professores de Santo Antônio de Jesus – Uneb, lecionando várias disciplinas, de 1993 a 1994; professor de Geografia nos cursos de pós-graduação, em História das Culturas Africanas, ocorridos no CEAO/ UFBA, de 1982 a 1983 e de 1986 a 1987; professor visitante de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas outras unidades acadêmicas de outros estados brasileiros.

Jorge fundou a Universidade de Reconstrução Ancestral Amorosa – UNIRAAN, foi re-contador de histórias para crianças e adultos, autor de vários livros infantis e adultos, onde destaca-se o Boi Multicor, que trata das diversidades existentes no mundo, além de educador e animador de teatro experimental de rua.

Jorge Conceição presente!

*Jorge Conceição estaria na próxima edição da Feira Literária de Cachoeira, a Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA.

O corpo foi transladado para cremação, em Salvador, nesta quarta-feira, 20.

Fonte: uniraam.blogspot.com.br
Por: Marcos Rezende

Outras informações:

Professor titular de geopolítica no curso de geografia da UCSAL; professor teoria geográfica e outras disciplinas, no curso de geografia da referida universidade, de 1982 até 1994. Professor titular visitante na faculdade de formação de professores de Santo Antônio de Jesus (UNEB), lecionando várias disciplinas, de 1993 a 1994. Professor de geografia nos cursos de pós-graduação em história da culturas africanas ocorridos no CEAO – UFBA, em 1982 e em 1986. Professor visitante de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas outras unidades acadêmicas. Palestrante e ministrante de cursos   em vários encontros e congressos estaduais, nacionais e internacionais de geografia.

Formador de centenas de professores das redes públicas municipal estadual (nos últimos trinta anos) em conteúdo que abrangem consciência étnica, educação ambiental, geografia da África, educação lúdica e outros.

Griot pelo Ministério da Cultura. Consultor de educador em várias unidades de educação popular- (Ilê Aiyê, CRPD-OSID, Buscapé, Olodum, Nossos Filhos, Cidade Mãe, CECUP, Grupo de Capoeira Angola João Pequeno de Pastinha, Grupo de Capoeira Pretos e Brancos.

Livros:

“Uma conversa sobre Áfricas”

”Negritude: do Espelho Quebrado à Identidade Autêntica”

”O Boi Multicor (Vol. 1) ”

”O Boi Multicor (Vol. 2) ”

”O Boi Multicor (Vol. 3) ”