O DEFE e a jornada no interior da Bahia

O DEFE, continua a sua jornada no interior. No dia 25 de maio  tivemos  uma reunião com os funcionários das escolas municipais de Nazaré das Farinhas, que tem como  representante a camarada Rosália. Nessa reunião tivemos a seguinte pauta: Plano Unificado, Direitos e Deveres, e o Programa Profuncionário. Foi uma reunião bastante proveitosa uma vez que todos compreenderam o seu papel no ambiente escolar, viram que eles também  tem  importância na construção do processo educativo. Houve também muitas denúncias de perseguições por parte de gestores e exploração no trabalho. Nessa reunião tivemos como palestrantes Nivaldino Felix e Edimilson Almeida, respectivamente coordenador e vice-coordenador do Departamento de Funcionários (DEFE).

No dia 26, participamos de um seminário cuja pauta foi o debate sobre os Precatórios do Fundef, tivemos a presença da deputada  Alice Portugal (PCdoB), Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato; o professor Noildo , diretor de organização da APLB, Nivaldino Felix e Edimilson Almeida (membro do Conselho Fiscal da APLB).

No comando dessa Jornada esteve a guerreira professora Leninha, coordenadora do Núcleo Sindical de Nazaré e diretora da Delegacia Sindical; a combativa professora Arlete e a  destemida funcionária Rosária. O debate transcorreu de forma tranquila e foram tiradas diversas dúvidas a respeito dos Precatórios do Fundef. Rui Oliveira fez uma boa abordagem sobre a conjuntura nacional e Alice Portugal falou de questões que se passam no Congresso Nacional e reforçou a importância da figura positiva no ambiente escolar, além expor informações sobre os Precatórios do Fundef.

Nivaldino Felix – Diretor de Imprensa da APLB-Sindicato