Professores estaduais de Feira de Santana encerram greve. E os municipais paralisam as aulas

Confira a reportagem sobre a greve da rede estadual em Feira de Santana – BA no BATV

iBahia

Professores de Feira de Santana encerram greve

16/07/2009 – 9h37m

Os professores da rede estadual de Feira de Santana voltam nesta quinta-feira (16) às salas de aula depois de dois dias de paralisação. Na quarta (15), representantes do sindicato e do Governo do Estado estiveram reunidos e um dos acertos foi a liberação de mais de R$ 8 mi prevista para esta sexta-feira (17), para pagamento dos salários atrasados de funcionários terceirizados e prestadores de serviço.

Professores municipais

Mas problema em Feira de Santana não terminou. Agora, quem decidiu parar foram os professores municipais. Até amanhã, os alunos vão ficar fora das salas de aula.

A partir das 9h de hoje, os professores estarão reunidos em frente à prefeitura. O motivo da paralisação é falta de material didático, melhoria das estruturas das escolas da rede e a insatisfação com o reajuste de 5,6% no ano passado.

Correio

15.07.2009 – 09h53

Professores entram no 2º dia de greve em Feira de Santana

Os professores da rede estadual entraram no segundo dia de paralisação de 48 horas no município de Feira de Santana nesta quarta-feira (15). Mais de 70 mil alunos estão sem aulas em 88 escolas. Uma assembleia está marcada para a próxima quinta-feira (23), às 9h. (Local da Assembleia: Restaurante Quilo Grill, na Rua Castro Alves, Centro, Feira de Santana-BA. Informações APLB)

A categoria protesta contra as condições de serviço. Segundo os professores, em alguns escolas, há diretores que tiram dinheiro do próprio bolso para ajudar na manutenção da unidade de ensino.

Segundo o sindicato da categoria, o déficit em Feira de Santana é de mais de 300 educadores em várias disciplinas só na rede estadual. O presidente do sindicato, Germano Barreto, disse que as escolas estão sem receber verbas dos governos estadual e federal há sete meses.

O diretor regional de Educação do estado, Carlos Pinho, reconhece a falta de professores e atraso no repasse. “Há uma expectativa que durante esse mês de julho, todo esse fluxo de recursos seja normalizado”, afirma o diretor em entrevista ao jornal BA TV da terça-feira (14).

iBahia

Paralisação deixa 70 mil alunos sem aulas

14/07/2009 – 22h19m

*Da Redação, com informações do BATV

Alunos das escolas estaduais de Feira de Santana, maior cidade do interior do estado, estão sem aulas. Os professores alegam que pararam as atividades, nesta terça-feira (14), por falta de condições de trabalho. Para ajudar na manutenção dos colégios, tem diretor tirando dinheiro do próprio bolso.

A paralisação dos professores vai deixar sem aula por dois dias mais de 70 mil alunos em 88 escolas da rede estadual. A categoria decidiu cruzar os braços para protestar contra a situação de abandono das unidades

No Instituto de Educação Gastão Guimarães, por exemplo, onde estudam três mil alunos nos três turnos, a situação é crítica. O diretor afirma que para manter a unidade em funcionamento emprestou dinheiro do próprio bolso. ‘Nós acabamos usando o crédito pessoal para pequenas compras… um pouco de pincel, às vezes um pouco de material de limpeza… de forma que a escola pare, nem fique em condição muito ruim’, conta o diretor Marcos Pereira.

Ao todo, estão parados mais de dois mil professores da rede estadual de ensino. Segundo o sindicato da categoria, o déficit em Feira de Santana é de mais de 300 educadores em várias disciplinas só na rede estadual.

Durante a mobilização nesta terça-feira, o presidente do sindicato disse que as escolas estão sem receber verbas dos governos estadual e federal há sete meses.

‘Falta tudo. Falta papel para prova, falta piloto para escrever no quadro, falta funcionário, falta professor, e até as verbas próprias da educação, verba federal que vem religiosamente, não está chegando na escola’, denuncia Germano Barreto, do sindicato dos professores.

O diretor regional de Educação do estado, Carlos Pinho, reconhece a falta de professores e atraso no repasse. ‘Há uma expectativa que durante esse mês de julho, todo esse fluxo de recursos seja normalizado’, afirma o diretor.

_______________________________________________________________________________

A Tarde – 14/07/2009

Categoria reclama da falta de condições de trabalho, falta de professores e funcionários

Professores da rede estadual pararam as atividades por 48 horas a partir desta terça-feira, 14, em Feira de Santana. A categoria reclama de falta de condições de trabalho nas escolas estaduais do município pois, de acordo com eles, faltam funcionários e professores. A categoria planfetou no centro da cidade com o objetivo de informar a população os motivos da paralisação e fez uma manifestação na Avenida Presidente Dutra. Os manifestantes marcaram uma assembleia para o próximo dia 23, às 9 horas.

*Com informações do repórter Glauco Wanderley e do fotógrafo Reginaldo Pereira | Sucursal de Feira de Santana.