Relatório da greve dos professores na cidade de Cardeal da Silva

DIA 14 DE AGOSTO

O dia de greve foi marcada com uma manifestação na cidade de Cardeal da Silva, onde tivemos a presença do nosso advogado Marcelo Magalhães, fazendo explanações a respeito dos motivos que levou a categoria decidir por greve. Contamos ainda com a presença de alguns alunos e mães.

A companheira Janice Maria da Conceição também fez algumas colocações a respeitos das várias tentativas de acordo, conversas informais na tentativa de resolução e para não irmos para uma greve por tempo indeterminado, e assim seguimos nas ruas da cidade com parada em frente à prefeitura.

A manifestação ocorreu de forma organizada e pacífica.

DIA 15 DE AGOSTO

Assembleia para avaliar a Manifestação do dia 15. Fazendo levantamento dos pontos positivos e negativos.

Foi acordado na referida assembleia que todos deveriam participar da sessão da câmara no dia 15/08 às 19 horas no prédio da prefeitura.

Dia 16/08/2017

Mais um dia de greve marcada com uma manifestação organizada pelos alunos do Bairro de Nova Pastora para o centro da cidade de Cardeal da Silva, onde tivemos a presença também de pais, fazendo explanações a respeito dos motivos que levou a categoria decidir por greve.

Dia 17/08/2017

A manifestação marcada para este dia foi remarcada para sexta feira 18/08, por motivos de LUTO em respeito a professora Lilian Veloso, pois seu pai faleceu.

Dia 18/08/2017

Mais um dia de Greve Nacional foi marcada com uma manifestação no bairro de Nova Pastora, fazendo explanações a respeito dos motivos que levou a categoria decidir por greve. Contamos ainda com a presença de alguns alunos, mães, Diretoria da Delegacia do Núcleo de Entre Rios, Lourdes da Conceição e Robson Oliveira.

A companheira Elisângela Santos da Silva também fez algumas colocações a respeitos das várias tentativas de acordo, bem como a companheira Quelen conversas informais na tentativa de resolução e para não irmos para uma greve por tempo indeterminado, e assim seguimos nas ruas do Bairro de Nova Pastora.

A manifestação ocorreu de forma organizada e pacífica.

Dia 21/08/2017

O dia de Greve Municipal será de panfletagem na feira livre, para que todos tenham conhecimento do real motivo da Greve.

Dia 22/08/2017

Nota de esclarecimento da greve para a comunidade de Cardeal da Silva em carro de som.

Dia 23/08/2017

Reunião no Ministério Pública com a Diretoria da APLB-Sindicato e Administração Pública de Cardeal da Silva. Depois das discussão ficou certo que a representante da administração Dr. Socorro iria enviar no dia 24 de agosto do mês em curso relatórios com valores que cada professor irá receber com o reajuste de 7,64% acordado em reunião.

Dia 24/08/2017

Assembleia com a categoria para passar as informações referentes a reunião no Ministério Público com a Administração Municipal, onde recebemos um ofício dizendo que não enviou o relatório, devido à falta de internet no prédio da prefeitura.

Dia 25 /08/2017

Assembleia com a categoria para passar as informações referentes a reunião ao ofício enviado pela Administração Municipal, onde dizia que o reajuste de 7,64% só seria calculado em cima do base e não na classe e nível em que se encontra enquadrado os professores. Onde gerou uma discursão entre a categoria, que não aceitou a proposta do governo municipal e decidiram continuar com a greve.

Dia 28/08 2017

Assembleia com a categoria para passar as informações referentes a aprovação do projeto do dia 01 de agosto de 2017, onde diz que o reajuste será calculado no base, nível e classe em que os professores se encontram enquadrado, citou que entregou um ofício fazendo toda explicação. A Professora Janice fez um desabafo e reafirmou que irá continuar na direção do sindicato, pois viu que essa greve fortaleceu muita a categoria e principalmente a diretoria do núcleo.

Dia 31/08

Reunião com a Diretoria do Núcleo de Cardeal da Silva com o diretor Regional Cassiano Benevides e a diretora da Delegacia de Entre Rios.

Dia 01/09

Assembleia com a categoria com a presença do diretor regional Cassiano Benevides, a diretora da Delegacia de Entre Rios Maria Lourdes Conceição e o advogado do sindicato Dr. Marcelo Magalhães para passar informações acerca da liminar judicial e decidir a continuação da greve. Depois de todas as colocações feitas por Cassiano, Dr. Marcelo, Lourdes, Robson, Janice e alguns professores, foi decidido por unanimidade pela continuação da greve.

Dia 04/09

Manifestação Municipal pelas ruas da cidade e na feira municipal.

Dia 05/09

Reunião com os vereadores para explicar os impasses da greve municipal.

Dia 08/09

Assembleia com a categoria para passar as informações acerca da reunião com os vereadores no dia 05/09, onde passamos qual é o impasse para a continuidade da greve.

Dia 11/09

Reunião com os pais para explicar os pontos que faltam ser negociado com a categoria e a prefeita municipal, contamos com a presença do diretor Regional da APLB, Cassiano Benevides, chefe de gabinete Hélio Firmino, o tesoureiro da prefeitura Manoel Oliveira e o controlador.

Dia 15/09

Assembleia com a categoria para deliberar a pauta do dia, a maioria dos professores presentes na assembleia votaram pelo término da greve, mas com um calendário de paralisações e mobilizações.

Cardeal da Silva, 18 de setembro de 2017.

Elisângela Santos da Silva

Coordenadora do Núcleo da APLB de Cardeal