Reunião com Ten. Cel. Deiró, diretor adjunto do Departamento de Polícia Comunitária e Diretor de Direitos Humanos da PM

O Prof. Rui Oliveira, Coordenador Geral da APLB-Sindicato, teve uma reunião na tarde desta quarta-feira, 7, com o Ten. Cel. Antônio Deiró França, diretor adjunto do Departamento de Polícia Comunitária e Diretor de Direitos Humanos da Polícia Militar. O tema do encontro foi a importância e objetivos dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.

O Ten. Cel. Deiró  explicou que os Consegs funcionam como elo de ligação entre a comunidade e o sistema de segurança pública e defesa social. Ele solicitou a participação da APLB-Sindicato na implantação destes Conselhos no estado da Bahia, principalmente na mobilização das comunidades nos municípios, em especial a comunidade escolar,  bem como na criação e capacitação dos Conselhos por meio de ações educativas e preventivas, visando à melhoria da segurança publica nestas comunidades.

O diretor de Direitos Humanos da PM destacou que já estão em funcionamento 211 Conselhos Comunitários de Segurança na Bahia, espalhados pela Capital e alguns municípios do interior. “Em Salvador temos no Bairro da Paz, funcionando justamente em uma escola da rede estadual, no Colégio Mestre Paulo dos Anjos, e também no Stiep, Barra, Rio Vermelho, Pituba , Mussurunga e em Itacimirim, na Região Metropolitana. No interior, temos Conselhos em Santana, Correntina e outros municípios”.

O coordenador da APLB-Sindicato se mostrou receptivo à ideia de parceria com a PM na consolidação dos Conselhos de Segurança Comunitária e marcou nova reunião para o dia 14 de junho, na sede da Federação dos Conselhos Comunitários Estado da Bahia – Feconseg.

Participaram também da reunião José Lourenço Dias, diretor da APLB, Gilmar Nunes, Supervisor das Políticas de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Itaparica e articulador para a implantação do Conseg naquele município; o Prof. Edson Nery, presidente do Itaparica Esporte Clube e do Diretório do PCdoB de Itaparica; e Arilson de Santana, Coordenador Geral do Instituto Diamantes da Bahia e articulador da Feconseg.