05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Luzia Freitas*

Este dia é um dia de reflexão, consciência e ação. A sociedade precisa entender o que está acontecendo mundialmente. Salvador, é uma cidade verão, precisamos estar prevenidas,/os para a mudança de estação e de outro fenômeno e não apenas os climáticos, nos tempos de pandemias e epidemias etc.

A sociedade tem uma forte tendência à reprodução da ideologia das classes dominantes. O consumo exacerbado, leva aos excedentes. O crescimento das necessidades de consumo impactam o Meio Ambiente.

A poluição ambiental tem, em geral, duas causas principais, responsáveis pelo estado decadente de nosso planeta. Uma delas, a mecanização. Como nenhum outro ser vivo, o homem não consegue transformar as matérias primas que dispõe, de forma a torna-la úteis para si, seja como ferramentas ou máquinas, e como objeto de lazer ou arte.

A segunda causa do comprometimento do Meio Ambiente reside no contínuo aumento da população, que, entre outros, implica uma crescente produção de alimentos. Uma vez que a área de terras, não pode crescer ao mesmo ritmo que a população, o necessário aumento de produção só pode ser atingido mediante intensificação da agricultura nas áreas disponíveis. Para tal, torna-se necessária uma eficiente produção de fertilizantes seja em forma de adubos orgânicos ou seja em forma de fertilizantes minerais.

O aumento da população, assim como melhorias das condições de vida, está na origem de um aumento do efeito poluidor dos esgotos urbanos. Estes contêm, de detritos orgânicos, restos de alimentos, sabões e detergentes, contendo portanto hidratos de carbono, gorduras, material protéico etc.

As pessoas constroem casas e moram nas encostas dos morros. Onde tem gente tem sempre lixo e ninguém gosta de olhar para ele. Por isso, o joga no primeiro buraco que encontram. Então chove e no morro desaba tudo, lixo, terra, casa. É triste, mas isso acontece porque as pessoas se esquecem de que antes o morro não desabava porque havia uma floresta lá, com árvores que continham a água da chuva. Sem nada para segurar, a água desce com mais força e leva tudo mesmo. Ainda mais se tiver lixo.

Pratique o consumo sustentável! Defenda o Meio Ambiente!

Luzia Freitas é professora, diretora do Depatarmamento de Aposentados da APLB-Sindicato*

Você pode gostar de ler também: