20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro foi instituído como o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, falecido neste mesmo dia, em 1695. A medida tem como base legal a Lei Federal 12.519/11, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país. Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares (União dos Palmares, Alagoas), comunidade formada por pessoas escravizadas, fugidas das fazendas no Brasil colonial. O quilombo também foi palco da luta pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana.
A negritude não deve ser lembrada apenas no Dia da Consciência Negra e a luta contra o racismo, que oprime e mata, deve ser diária, de todos e todas! APLB-SINDICATO na luta pela diversidade, contra qualquer tipo de preconceito!
Confira a agenda do Novembro Negro em Salvador
Dia: 20 de novembro