8 de Março – Empoderar as mulheres de todas as raças e credos que não se cansam de lutar

Dia 08 de março é um marco, pois a repressão continua batendo forte nas questões que dizem respeito à mulher, começando pela redução e muitas vezes com retirada de direitos. Só com muita mobilização e luta para frear os golpes que têm por vir.

Numa conjuntura de golpes, implantada pelo governo de ultra direita, que tenta desmontar a Educação pública, negar o debate de gênero e fundamentalismo nas escolas é preciso celebrarmos a Democracia, os direitos à diversidade e a laicidade, de forma, a empoderar as mulheres de todas as raças e credos que não se cansam nunca de lutar.

Na luta pela transformação social, ao aposentar continua o seu processo de vida dedicada à educação e a luta pelos direitos da categoria não se apaga. Muitas aposentadas se mantém ativas em outras trincheiras, mas, continuando na militância em uma dessas atividades é que atraem as aposentadas ligadas a APLB-SINDICATO.

A professora Luzia Gomes, hoje diretora do Departamento de  Aposentada (o), Sonia Real, Vanda Marta, Milvia, Mariângela, Antonia Sampaio, Ana Costa etc, são grandes exemplos de consciência política. Todas fazem parte de uma “Comissão de Aposentada (o)”, nunca pararam de estudar. Durante toda a nossa carreira, participando sempre dos movimentos sociais, como o Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa, cujo o objetivo era estar atualizada, para poder fiscalizar e intervir nas ações do governo, a fim de garantir o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

A nossa missão também é possibilitar as pessoas que estão envelhecendo, com o fenômeno do “bom” no Brasil trouxe uma alerta aos governos, a sociedade brasileira, às famílias no que diz respeito a questão da longevidade e do desafio de conviver com uma população cada vez mais longeva e atuante. Na busca de ser feliz nas conquistas e com maturidade.

Salvador tem uma população de mais de 408 mil pessoas idosas acima de 60 anos, em um universo de 2.984.600 milhões de habitantes, incluindo a Região Metropolitana.

No Estado da Bahia, com 1.885 milhões de habitantes.

Não é o envelhecimento que impõe altos custos ao país, pois foram as pessoas idosas, de hoje que construíram as riquezas e o patrimônio brasileiro.

APOSENTADA SIM,

INATIVA NUNCA

Contribuição: Luzia Gomes de Freitas  – Depto de Aposentada(o) P. Idosa(o)

Lucia Guedes                    – Cood. Do Fórum Permanente Em Defesa da Idosa