A APLB NÃO PARA! Informes da Rede Municipal

SOBRE O CALENDÁRIO LETIVO

A reunião com o Secretário da Educação  e a APLB, na 5ª feira, dia 28/12, para tratar do calendário letivo foi muito difícil!

As discussões foram muito acirradas e a APLB reafirmou todo o tempo que há anos a SMED vinha adotando o calendário letivo encaminhado pela APLB-Sindicato, justamente por ser fruto de um amplo debate realizado pelo conjunto da categoria.

Ao tempo em que o secretário apresentava uma série de argumentos que foram rebatidos, a direção da APLB defendia a proposta  da categoria com argumentos fundamentados, principalmente, porque cumpre fielmente as legislações da educação, desde a LDB ao Estatuto do Magistério .

A reunião foi encerrada sem acordo, mas as negociações continuam!

SOBRE A EJA

Na reunião entre a APLB, Secretário de Educação e Comissão EJA, também realizada na quinta-feira, 28/12, com o objetivo de buscar soluções para o início do ano letivo da EJA em 2018, conseguimos promover os seguintes, e importantes, encaminhamentos:

1- Garantir a realização de Chamada Pública para a matrícula EJA;

2- Buscar convênios para a oferta de cursos profissionalizantes;

3- Realizar o levantamento de materiais pedagógicos para a EJA e EJA diurno;

4- Buscar convênios para formação do corpo docente EJA;

5- Levantar os recursos para implementação de AEE na EJA.

Fizemos ainda a apresentação de diversos Termos de Audiência com o MP, e outros registros, pleiteando a manutenção dos critérios de formação de turmas a partir de 11 alunos, da possibilidade de turmas com menos de 11 alunos no caso de não existir unidade escolar no raio de 1,5 km da residência do aluno, conforme prevê a legislação, pleito acatado pelo então secretário de Educação em 2016.

Ficou estabelecido a realização de nova reunião dentro de 15 dias para a SMED retornar com o resultado destes encaminhamentos.

APLB-SINDICATO