A APLB-SINDICATO CONVOCA TRABALHADORAS(ES) EM EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SALVADOR PARA A LUTA!

A APLB-Sindicato convoca as(os) trabalhadoras(es) em educação da Rede Municipal de Salvador para participarem da Assembleia Geral, na próxima quarta feira, DIA 02/10, DAS 8 ÀS 10 HORAS, NO GINÁSIO DOS BANCÁRIOS, para discutir e deliberar a seguinte pauta:

1. Informes e avaliação da negociação com o Executivo Municipal;
  2. Propostas e encaminhamentos para a campanha salarial 2019.
  3. Participação da rede Municipal na Mobilização Nacional da Educação, com PARALISAÇÃO, cumprindo a seguinte agenda:
  • 02/10 – Ato político em frente a Reitoria, marcado para às 9h. Ao encerrar a assembleia devemos sair, de forma organizada, em direção ao ato;
  • 03/10, às 9h – Concentração no Campo Grande, seguida de caminhada;

ATENÇÃO!

Esclarecemos que as pautas gerais definidas pela CNTE, Frente Brasil Popular (FBP), Centrais Sindicais e Movimentos Sociais, constam no Plano de Lutas 2019 e foram aprovadas na primeira assembleia do ano. Assim, todas(os) devem comunicar aos alunos, aos pais e responsáveis, que não haverá aula nesses dois dias. Sugerimos que na segunda e terça feira, dias 30/09 e 01/10, todas (os) desenvolvam durante as aulas o tema Cidadania. A sugestão é que escrevam com seus alunos uma cartinha informando sobre as razões da paralisação para ser entregue aos pais ou responsáveis.

Segue a sugestão da carta à comunidade.

VAMOS PARAR EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

E DOS DIREITOS DO NOSSO POVO!

O governo do presidente Bolsonaro tem sucateado a nossa Educação! Aliás, faz pior! Tem sido autoritário, e reduzido as verbas para essa área, dificultando ainda mais o acesso e a permanência à educação para o povo brasileiro, especialmente para os mais pobres, mulheres e negros. É um governo que vem reduzindo dinheiro para as universidades, para programas de pesquisa, ciência e tecnologia, destinada a pagar bolsas (salários) para os alunos, a fim de que se dediquem em tempo integral ao trabalho de pesquisa.

Sem a Ciência, sem o desenvolvimento de novas tecnologias, não ha tratamento ou prevenção. Um país que não investe na Ciência, não se desenvolve, fica dependendo sempre de outros países.

Sem investimento em Educação não haverá construção de mais escolas, provocando ainda a diminuição dos salários dos professores, a falta de funcionários nas escolas, a redução da merenda escolar, dentre outras mazelas.

Por outro lado, o desemprego só aumenta, enquanto que Bolsonaro tem sido um grande incentivador da violência com a política do armamento, do preconceito, da discriminação, o que tem tirado a vida de pessoas, especialmente dos jovens e negros que moram na periferia!

No governo Bolsonaro os trabalhadores não terão mais direito a aposentadoria, as nossas riquezas estão sendo entregues aos estrangeiros, a nossa Floresta Amazônica, onde existe o maior banco de biodiversidade do planeta, está em chamas e os índios estão sendo expulsos de suas terras.

O projeto desse governo é vender todas as empresas estatais federais, a exemplo da Petrobrás, dos Correios, da Eletrobrás, Companhia das Docas, Casa da Moeda, entre outras.  Com a desnacionalização do setor de óleo e gás provocará o aumento do combustível e do gás de cozinha. Os recursos do nosso pré-sal não serão mais destinado para a educação e a saúde.  Toda essa política de desmonte provocará um grande prejuízo para o futuro das crianças e jovens e está pondo em risco a nossa soberania nacional.

Em Salvador, o Prefeito ACM Neto – que é aliado do presidente – defende todas essas mazelas adotadas pelo governo Bolsonaro que prejudicam o nosso país e o nosso povo. Além disso, o prefeito não tem cumprido a lei, não atende as reivindicações dos professores, e até agora, não apresentou nenhuma posição sobre reajuste salarial. Faltam professores, ADIs para atender as crianças pequenas nos CMEIs, reduz drasticamente as matrículas na educação infantil, as salas de aula não têm ventilação e escolas sem condições de funcionamento. Esses são alguns dos graves problemas que atravessa a rede municipal de ensino.

Por isso, precisamos estar nas ruas, juntos, para lutar pelo nosso país, pela garantia dos nossos direitos e pela educação pública de qualidade.

O BRASIL É NOSSO! VAMOS DEFENDÊ-LO!

Salvador, 30 de setembro de 2019.

APLB-Sindicato.