A APLB-Sindicato repudia ação desrespeitosa de deputados que impediram representantes de entidades estudantis se expressarem durante audiência pública

A exemplo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a APLB-Sindicato repudia a ação dos deputados federais Delegado Waldir (PSL de Goiás) e Delegado Éder Mauro (PSD do Pará) nesta quarta-feira, (22/05), em audiência pública conjunta da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e da Comissão de Educação da Câmara de deputados – que contou com a presença do ministro da Educação Abrahan Weintraub.

Os dois deputados que impediram que a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, e o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Pedro Gorki, falassem durante a audiência.

Havia um acordo prévio dos presidentes das duas comissões de que seria concedida a palavra às entidades presentes na audiência. Ao final da reunião, a deputada Marcivania (PCdoB do Acre), presidente da CTASP, ao conceder a palavra aos presidentes das entidades estudantis, foi interrompida e, na sua condição de presidente da mesa, desrespeitada pelos dois deputados Delegado Waldir e Delegado Éder Mauro.

A confusão gerou problemas ainda maiores devido à ação despreparada da Polícia Legislativa da Câmara de Deputados que, de forma  violenta, tentou retirar os representantes estudantis do plenário, só não concretizando isto devido ao cordão de isolamento feito pelos deputados da oposição presentes na audiência.

A APLB-Sindicato lamenta mais que numa audiência pública, realizada para ouvir o ministro da Educação, não se permita conceder a palavra aos representantes estudantis. Repudiamos a ação dos dois delegados. A APLB-Sindicato considera que este é mais um triste episódio que compõe o cenário de violência e intolerância que reina no Brasil atual.

Diretoria da APLB-Sindicato