Nivaldino Felix: À FUNCIONÁRIA DE ESCOLA SILMARA CRISTINA, UMA  HEROÍNA!

Nivaldino Felix: À FUNCIONÁRIA DE ESCOLA SILMARA CRISTINA, UMA HEROÍNA!

A merendeira Silmara Cristina Silva, funcionária da Escola Estadual Raul Brasil em Suzano,  na Região Metropolitana de São Paulo, teve uma postura heroica ao salvar 50 alunos da morte, escondendo os adolescentes  que clamavam por socorro, quando dois homens enfurecidos atiravam em quem encontravam pela frente. O Departamento de Funcionário da APLB-Sindicato/DEFE  homenageia a conduta heroica dessa mulher, que de certa forma arriscou a sua vida com toda bravura, salvando dezenas de vidas.

Geralmente no ambiente escolar os funcionários são submetidos à lógica da inferioridade, e muitas vezes não tem o seu trabalho  reconhecido pelos gestores escolares. Mas é no dia a dia da escola, até mesmo em momentos trágicos como este, que os funcionários mostram o seu verdadeiro envolvimento e participação na comunidade escolar, o seu valor como atores que também desempenham um papel social ativo no processo de cuidar e educar.

Lembrando que neste ataque, 10 pessoas morreram e outras 17 saíram feridas. Com sua iniciativa e solidariedade, a funcionária conseguiu reduzir o número de vítimas do massacre. Episódios trágicos como este remetem a uma flexão a respeito da apologia às armas feita pelo  governo do fascista Bolsonaro, que tem feito sistemáticos discursos a respeito do cidadão andar armado, o que não passa de um estímulo a violência. O ato da merendeira Silmara merece ser exaltado!

Nivaldino Felix

Coordenador do DEFE- BA