Acessibilidade Ambiental é tema de discussão na Sema

Acessibilidade Ambiental é tema de discussão na Sema

O superintendente de Políticas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente (SPA/Sema), Claudemir Nonato de Santana, recebeu na tarde desta quarta feira (20) o presidente do Centro de Estudos Culturais Linguísticos Surdos (CECLIS) e professor de Libras do Centro Universitário Jorge Amado, Milton Guimarães Bezerra Filho, para discutir uma pauta conjunta de elaboração de políticas públicas para acessibilidade ambiental no estado. Também participou da reunião, a intérprete de Libras, Márcia Araújo.

A proposta, apresentada pelo professor Milton, é de estabelecer uma parceria com a UNIJORGE, no modelo de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), sem repasse de recursos, para elaboração de estratégias de Acessibilidade Ambiental para Pessoa com Deficiência (PcD). “O intuito é que o programa de Acessibilidade Ambiental para PcD seja desenvolvido pelos alunos de Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia da Universidade, com contrapartida da SEMA na oferta de vagas de estágio, sem remuneração”, explicou o professor, ressaltando a necessidade de estabelecer parcerias para o fortalecimento da educação, inclusão e preservação ambiental.

“A Educação Ambiental é uma pauta estratégica para o secretário do Meio Ambiente, João Carlos”, afirmou o superintendente Claudemir, sinalizando positivamente para os avanços das tratativas para formalização do ACT. “Vamos incorporar nossa equipe da diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade para avançarmos com esta parceria e realização do projeto de acessibilidade”, disse. 

Acessibilidade Ambiental – o desafio é garantir a inclusão das pessoas com deficiência aos parques, zoológicos, áreas de preservação ambiental, trilhas ecológicas entre outros espaços que permitem o contato das pessoas com a natureza. Rampas de acesso, vagas reservadas, sinalização adaptada, corrimão e piso antiderrapante são alguns exemplos de direitos fundamentais das pessoas com deficiência em ambientes públicos, essencial para que a PcD seja bem recebida e atendida em qualquer destino escolhido.

Você pode gostar de ler também: