APLB discute reforma da Previdência municipal com secretário de gestão

A APLB-Sindicato e outras entidades que representam servidores foram recebidas hoje (3) pelo Secretário de Gestão de Salvador, Thiago Dantas, para discutir a proposta de reforma da Previdência Municipal. O encontro teve a presença do presidente do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (FUMPRES), Daniel Ribeiro.

Na ocasião, representantes da APLB destacaram os pontos prejudiciais da reforma, entre eles, a proposta de aumento da alíquota de contribuição de 11% para 14% e a criação do Regime de Previdência Complementar, que impõem uma dupla contribuição para o servidor.

“Esse modelo de reforma muito se assemelha ao realizado por Bolsonaro e Rui Costa, que deixou de considerar o princípio básico da Seguridade Social – a solidariedade. Quando o cidadão e contribuinte trabalha uma vida inteira, na sua velhice, o Estado tem a obrigação de ampará-lo e isso não será possível com o modelo de reforma proposto”, disse Marcos Barreto, diretor da APLB.

De acordo Marcos, que também integra o Conselho do FUMPRES, a entidade luta para que o novo regime previdenciário não tenha impacto negativo na vida dos trabalhadores públicos.