APLB integra Roda de Conversa sobre a EJA e a Educação Antirracista

Na última terça-feira (3/12), a APLB-Sindicato, através da diretora Arielma Galvão, participou da roda de conversa na Escola Municipal Senhor do Bonfim, em Plataforma, Gr Subúrbio I, com o tema: “Nossas Raízes: conhecimentos para uma educação antirracista”. Também fizeram parte da composição da mesa de trabalho Cristiele França, jornalista e apresentadora do programa de rádio Mojubá e como mediadora, a professora Marileide França.
Arielma falou sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos como instrumento de política pública para a promoção de uma educação antirracista. A maior parte dos alunos/as da EJA são negros, e precisam ter a garantia, não apenas do acesso à educação, que é um direito garantido na Constituição Federal, na LDB, dentre outros instrumentos legais, mas uma educação que dialogue com a história do povo negro e que seja representativa. “Quais os conhecimentos teóricos e práticos o educador deve ter para efetivar uma prática pedagógica antirracista? Conhecimento de leis, vocabulário, expressões, metodologias? É preciso debater e buscar formação sobre essas questões. A Lei 10.639 foi uma conquista, agora precisa ser amplamente implementada”, enfatiza Arielma.
A APLB-Sindicato parabeniza a todos que apoiaram a ação, em especial os alunos/as que tiveram falas contundentes, que mostram em sua participação, a autonomia que a EJA promove.