APLB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA SOBRE DESIGUALDADE DIGITAL PROMOVIDA PELA CÂMARA DE SALVADOR

Na próxima sexta-feira (3), às 14h, a APLB-SINDICATO participa da audiência pública “Desigualdade Digital na Educação de Salvador” para discutir a ampliação de projetos igualitários e participação equilibrada de todas as camadas da sociedade, no que diz respeito ao acesso a este direito básico. Na ocasião, a entidade será representada pelo seu diretor de Imprensa, Marcos Barreto. O debate virtual, realizado pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador (CMS), foi solicitado pelo vereador Silvio Humberto(PSB), membro da pasta, com o apoio e participação de representantes da rede municipal e estadual de ensino, rede privada, estudantes e sociedade civil. A atividade ocorrerá por meio do site e Facebook . da CMS.

Em 2011, a Organização das Nações Unidas – ONU afirmou que o acesso à internet é um direito humano. Entretanto, parcela considerável da população mundial sequer sabe o que é internet ou possui equipamento e habilidades para lidar com esse advento.

O isolamento social motivado como recomendação para evitar o contágio pelo novo coronavírus demonstrou as possibilidades do uso das tecnologias, mas evidenciou a desigualdade e a exclusão digital que acomete a população, sobretudo aos grupos vulneráveis e periféricos.

As dificuldades vão desde a falta de equipamento, passando pelo letramento digital até a precariedade dos serviços para o acesso à rede mundial de computadores. A educação é diretamente afetada, estudantes e professores/as precisam lidar com as obrigações do calendário escolar ao mesmo tempo que precisam criar alternativas para driblar os obstáculos de uso e acesso, e ainda desenvolver uma nova forma de aprender e ensinar, em realidades nas quais, muitas vezes sequer possuem itens de necessidades básicas como água e comida na mesa.