APLB participa de encontro pedagógico da Escola Municipal Teodoro Xavier de Souza de São Sebastião do Passé

Acreditamos que a Educação é a forma de transformar a vida das pessoas, como disse o mestre Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Cada criança, adolescente, jovem, adultos e idosos podem transformar suas realidades através da educação, basta que tenham oportunidades e que a educação lhes seja garantida enquanto direito.

Foi com esse espirito que a gestora Lucélia Cerqueira e a vice-gestora Mariluce Souza Santos, promoveram um encontro pedagógico através de videoconferência na noite de quarta-feira (08/07),  com o tema: Educação em Tempo de Pandemia: contexto atual, ensino remoto e protocolo de retorno, com recorte para aspectos da Educação Infantil.

Perceberam os desafios do momento em quem as aulas estão suspensas devido à pandemia, e não ficaram na inação, buscando a parceria com a APLB-Sindicato para participar desse debate e contribuir com o fortalecimento de professoras e professores da Educação Infantil, bem como toda a comunidade escolar. A ideia foi fortalecer a unidade do coletivo, acolher e pensar conjuntamente propostas para esse momento e um futuro retorno, quando da sinalização dos órgãos competentes. É de conhecimento público e posição da APLB, que não há data para retorno, mas o debate deve ser permanente com ampla representatividade.

Participaram do encontro os diretores da APLB Arielma Galvão, que falou sobre o tema proposto, e Luciano Cerqueira que secretariou o encontro. “Agradeço muito a APLB por aceitar esse convite para estar conosco nessa atividade complementar ampliada, pois nos dá mais energia para continuar as ações pedagógicas solidárias que estamos desenvolvendo no entendimento de que todos são importantes e tem seu papel: as famílias, os alunos/as, professoras/es, coordenadores/as pedagógicos, gestão, enfim todos os atores da comunidade escolar. É com essa equipe que estamos mantendo uma rotina pedagógica junto aos alunos, no âmbito do que é possível, respeitando a cada pessoa participante desse processo”, afirma a gestora Lucélia Cerqueira.

Também esteve presente a convidada Ana Inês, professora de Educação Infantil da Escola Municipal de Salvador Osvaldo Cruz, que trouxe sua experiência com as atividades pedagógicas solidárias junto às crianças da Educação Infantil no município de Salvador. Ana ressaltou a infância como direito a ser garantido e a Educação Infantil como instrumento de política pública que deve ser valorizado e fortalecido.

Ainda sobre a Educação Infantil, Arielma Galvão ressaltou que a Organização Mundial de Saúde não recomenda o retorno dessa etapa da educação básica, quando da volta gradual das aulas presencias, que deverá ocorrer no momento certo, de acordo com órgãos oficiais de controle e seguindo todo um protocolo de segurança, tendo sempre a vida como prioridade. Isso devido aos riscos e especificidades em relação às crianças, no que se refere ao uso de máscara e outros pontos.

O encontro conta ainda com a participação de trabalhadoras em Educação das Escolas Municipais: Teodoro Xavier de Souza,  professora Rozilda Cruz, Cecília Áurea, Nossa Senhora da Conceição, Orlando Spínola e CEMEIA, assim como da gerente dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Município – Cleonice Souza de Jesus e de  Railda Amaral – Coordenadora do Núcleo da APLB Local.

Foto tirada antes da suspensão das aulas.