APLB participou do 10º Congresso da UBM, encerrado neste domingo (06), que debateu o cenário político nacional

A União Brasileira de Mulheres (UBM) realizou de sexta-feira até domingo (04 a 06/08), o 10º Congresso Nacional da entidade, que nesta edição aconteceu no Hotel Sol Bahia, em Salvador. Mulheres de todo o Brasil, e de diferentes frentes de atuação, participaram do encontro, que discutiu, principalmente, o cenário político. O tema central do encontro foi: ‘Em defesa da democracia e nenhum direito a menos’.

A APLB-Sindicato participou do evento, sendo representada pelos diretores Rui Oliveira, Coordenador geral,  Marilene Betros,  vice-coordenadora, e as diretoras Rose Aleluia, Bárbara Virgens, Hercia Azevedo, Olívia Mendes e Jaiaci Fonseca, além de dirigentes  da entidade no interior do estado.

O 10º Congresso da UBM homenageou a militante feminista Gilse Cosenza, uma das fundadoras da entidade, que morreu em maio deste ano. O ato político de abertura, na noite de sexta-feira, reuniu importantes nomes da luta emancipacionista, como as deputadas federais do PCdoB Alice Portugal (BA), Jô Moraes (MG), Jandira Feghali (RJ) e Luciana Santos (PE).

Também estiveram na abertura, a presidenta estadual da UBM, Natália Gonçalves, além de Maria das Neves (UJS), Marianna Dias (UNE), Liège Rocha (Mulheres/PCdoB), Julieta Palmeira (Sec. de Mulheres do Estado), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB/Salvador), Miguelina Vecchio (PDT), Ângela Albino (suplente de deputada federal), Angêla Guimarães (Unegro), os deputados Daniel Almeida e Davidson Magalhães (BA), entre outros.

Alice Portugal, secretária de Mulheres do PCdoB-BA e líder do partido na Câmara, abriu o ato político, externando a expectativa de que o Congresso “nos coloque à altura dos desafios do momento, que são enormes. Todo machismo, todo o sexismo será combativo pela União Brasileira de Mulheres”. Liège Rocha completou: “O momento exige mobilização das mulheres para impedir a perda de direitos e barrar os retrocessos”.

Na ocasião, a deputada Jandira Feghali tratou da necessidade de construir a luta pela consciência das desigualdades como forma de combater a dominação. “Esse é um momento de muita afirmação. Aqui, as mulheres não têm vergonha de dizer que são feministas. Aqui, as mulheres sabem que existe uma cultura de dominação e é essa dominação que nós precisamos combater”.

Recado a Temer

Denunciar a perda de direitos e fazer a defesa da democracia no Congresso da UBM é um recado ao presidente Michel Temer, segundo a deputada Jô Moraes. “Aqui, estamos fazendo a celebração da teimosia. Estamos dando o recado para Temer: a gente se arranca da tristeza dos sucessivos golpes para reafirmar o nosso juramento de defender o direito das mulheres”.

A noite de abertura foi encerrada por uma mesa de debates sobre os retrocessos de direitos promovidos pelo governo Temer, com as participações das deputadas Alice Portugal e Jandira Feghali, e coordenação de Francileuda Soares e Rozina de Jesus.

Fonte: PCdoB Bahia