APLB realiza reunião virtual com representantes de escola

A direção da APLB-Sindicato realizou reunião com os representantes de escola da rede municipal de Salvador, na tarde desta quinta-feira (04), para informar a categoria sobre as ações feitas até o momento, discutir propostas e encaminhamentos junto ao executivo municipal e fortalecer para a luta que continua mesmo em tempos de pandemia.

Ao lado das questões discutidas, a direção do sindicato e os representantes propuseram uma pesquisa sobre o quadro real de cada unidade escolar, a exigência da participação da APLB nos protocolos a serem construídos pela Secretaria Municipal de Educação – SMED e uma Campanha Virtual denunciando os ataques que a Educação vem sofrendo.

A bandeira destacada é a da preservação da vida! Junto a essa bandeira a APLB fará tudo que for necessário para não permitir violações de direitos à classe trabalhadora, bem como, junta com a categoria, buscar a retomada de direitos já atingidos. Após a análise de conjuntura feita pelo Coordenador Geral da APLB, Rui Oliveira, a direção apresentou a pauta a seguir, que foi tratada com o executivo municipal, bem como os encaminhamentos em trâmite:

1. SOBRE A DEVOLUÇÃO DOS VALORES DESCONTADOS DE PROFESSORES NO MÊS DE MARÇO: após muita luta da APLB sindicato, os valores serão devolvidos na próxima folha.
  2. SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DAS CESTAS BÁSICAS: a APLB não é contra a entrega das cestas básicas e considera um importante apoio aos alunos/as e suas famílias. Mas, é contra a forma de entrega, pois a mesma causa aglomerações e procedimentos que expõem as pessoas ao risco no contexto da pandemia. Por isso, a APLB entrou com uma ação no dia 20 de março e no dia 22 pediu urgência na apreciação. A desembargadora relatora estava afastada. Os autos foram para outra desembargadora, que estava de licença e, por isso, foi remetido ao juiz Manoel Carneiro de Araújo. No momento está concluso, mas ainda sem manifestação do o juiz. Além disso, o Conselho Municipal de Alimentação – COMAE, no qual a APLB tem acento, provocou a Smed sobre os recursos e protocolos de segurança e saúde aplicados nessa ação. A SMED retornou informando que os recursos não são da alimentação escolar e sim do tesouro. O COMAE continua no acompanhamento dessa questão.
  3. SOBRE A PLATAFORMA DIGITAL REALIZADA POR MEIO DE UM TERMO DE COLABORAÇÃO ENTRE O EXECUTIVO MUNICIPAL E A ESCOLA MAIS (UNIDADE DE ENSINO DE SÃO PAULO): A APLB questionou a base epistemológica, administrativa e pedagógica da plataforma junto ao Secretário e equipe pedagógica da SMED. Segundo a secretaria, a parceria se deu através de um termo de colaboração e não está tendo custos. Quanto a participação dos professores da rede municipal na plataforma, a SMED informou que é facultativa, não está sendo computado e haverá reposição. Informou que até o momento houve a adesão de 1.700 professores e 10 mil alunos cadastrados, de um universo de 140 mil alunos da rede. A APLB não admite assédio aos professores para que gravem vídeos aulas ou participem da plataforma. Vai continuar seu papel de controle social dessa questão, oficiar a SMED, e mantém posição sobre a reposição das aulas e sobe não causar nenhum dano aos professores/as.
  4. SOBRE O RETORNO AO TRABALHO DA (OS) ADIS: na rede há ADIs REDAS e terceirizadas. A SMED informou que houve antecipação de férias para as ADIs, que administrativamente informaram o retorno das férias nas unidades escolares. O secretário garantiu que não haveria cobrança exacerbada com relação a essas profissionais e que iriam atuar nas escolas em um esquema de rodizio.
  5. SOBRE CALENDÁRIO LETIVO E RETORNO DAS AULAS: não há previsão de retorno! A APLB defende que só iremos retornar quando houver segurança sanitária para isso, atestada pelos órgãos de saúde e controle social. O Conselho Municipal de Educação, do qual a APLB faz parte, emitiu uma nota com recomendações sobre essa questão. O retorno e calendário são um dos focos principiais da APLB que ratifica o principio da preservação da vida.
  6. SOBRE A MANUTENÇÃO DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, EM TEMPOS DE PANDEMIA: A APLB-Sindicato reafirma a sua defesa intransigente pela manutenção dos direitos integrais dos trabalhadores em Educação. Nesse âmbito, a APLB está analisando a possibilidade de entrar com uma ação contra a retirada do auxilio alimentação e da gratificação de periferia, nesse momento está no levantamento e organização da documentação para análise.

A APLB-Sindicato considera que os trabalhadores em Educação têm sofrido prejuízos consideráveis e, portanto, não admitirá que haja qualquer redução ou retirada de valores por pequeno que seja da remuneração desta categoria que nunca se esquivou da responsabilidade de contribuir com a aprendizagem dos seus alunos, na sua maioria oriundos das classes menos favorecidas, que nunca se furtou ao compromisso em lutar pela qualidade da educação do município de Salvador.

A LUTA CONTINUA, EM DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA!

69 pessoas participaram da reunião. Confira: