APLB REALIZA SEGUNDA VIDEOCONFERÊNCIA COM OS COORDENDORES PEDAGÓGICOS DO NTE 26

APLB REALIZA SEGUNDA VIDEOCONFERÊNCIA COM OS COORDENDORES PEDAGÓGICOS DO NTE 26

Na última sexta-feira, dia 29 de maio, a APLB realizou a segunda videoconferência com os Coordenadores/as Pedagógicos do NTE 26. O encontro teve os seguintes objetivos: atualização de conjuntura, feita pelo Coordenador Geral da APLB Rui Oliveira, e o fortalecimento de vínculos através de troca de experiências de Coordenadores/as Pedagógicos em tempos de pandemia.

A programação contou com a presença de convidados que contribuíram para fortalecer o evento. O Coordenador Pedagógico da rede municipal de Salvador, mestre e doutorando em educação pela UNEB, Leandro Gileno, falou sobre o Papel da Escola em Tempos de Pandemia. As Coordenadoras Simone Alves, de Salvador/BA, e Janaina Barros, de Seabra/BA, falaram sobre experiências pedagógicas que coordenam nesses tempos de pandemia, que servem para manter a aproximação dos alunos/as com a escola. Foi um momento muito rico para a reflexão sobre possibilidades pedagógicas de acolhimento e solidárias.

Para a Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, Simone Alves, o necessário para esse momento é romper a lógica erro e acerto, pensar além dos aspectos cognitivos, sermos referência no cuidado emocional e o desenvolvimento da autonomia. A Coordenadora Janaina Barros, do Colégio Estadual de Seabra, é imprescindível o trabalho em rede, entre professores, gestão, coordenação e a comunidade escolar. E o Coordenador Leandro, coloca que: “È preciso pensar e ter consciência sobre o papel da educação e sua função. A escola que não se aproxima dos estudantes, da comunidade, algo estranho está acontecendo. Mais do que nunca se fala em uma gestão democrática e participativa, se isso não está acontecendo é preciso sentar e conversar. A Coordenação Pedagógica na escola é também instrumento para isso, buscar ações que possam minimizar essa situação. O importante mesmo é trabalhar na coletividade”.

A Diretora da APLB e também Coordenadora Pedagógica, Arielma Galvão, que participou junto aos demais coordenadores/as na articulação do encontro, disse que o retorno tem sido positivo e a proposta é cada vez mais valorizar a importância da mediação pedagógica, da luta por direitos e do fortalecimento da unidade na categoria. A proposta é que os encontros continuem, pelo menos uma vez ao mês. Outros diretores/as da APLB também estiveram presentes, Marilene Betros, Vice-Coordenadora da APLB e Conselheira Estadual de Educação, Bárbara Virgens, Hércia Azevedo e Luciano Cerqueira que secretariou o encontro.

Você pode gostar de ler também: