APLB-Sindicato apóia professores e coordenadores pedagógicos aprovados no concurso de 2005

Apoiados pela APLB-Sindicato, os professores e coordenadores pedagógicos aprovados no concurso 2005 fizeram uma concentração em frente ao Salvador Card, na Estação da Lapa, na sexta-feira, 22 de maio, à tarde.

O objetivo da manifestação foi entregar uma carta aberta a sociedade baiana. Leia a carta e outras informações abaixo.

Com toda a razão, esses profissionais da Educação fizeram uma carta aberta à sociedade baiana, na qual demonstram o desrespeito a que estão sendo submetidos

“Nós, professores e coordenadores pedagógicos, aprovados no concurso realizado pela Secretaria Estadual de Educação, em 2005, tornamos público que o Governo do Estado da Bahia ainda não convocou todos os aprovados daquele concurso. E, enquanto amargamos a ansiedade da espera de uma convocação, vemos com indignação que muitas escolas não têm professores de diversas disciplinas, o que tem provocado justos e louváveis protestos por parte dos estudantes, pais, professores e funcionários destas escolas.

Até hoje, NENHUM coordenador pedagógico aprovado no referido concurso foi convocado e, a despeito da falta de coordenadores nas escolas, a Secretaria Estadual de Educação da Bahia continua informando que não há previsão para convocação. Este é um flagrante descumprimento do Estatuto do Magistério.

O futuro de nossa juventude não pode continuar sendo tratado com esse descaso. A educação de qualidade é um direito de todos. Mais de mil profissionais habilitados e com competência comprovada através do concurso público, que incluiu provas e títulos aguardam convocação do governo da Bahia, para suprir a carência de professores na rede estadual.

Qualquer saída que não passe pela convocação dos concursados será apenas paliativa e contribuirá para baixar a qualidade da educação na Bahia.

A contratação de mão-de-obra temporária e sem quaisquer vínculo empregatício e sem garantias de direitos trabalhistas, e a falta de coordenadores, têm contribuído para a queda dos índices de desempenho de muitas escolas estaduais na Bahia, expressas nos números do IDEB e do ENEM. Educação de qualidade se faz com professores e coordenadores concursados!

Os estudantes e os profissionais da educação merecem respeito!

Chega de fazer a educação de qualquer jeito!

Contato: professorescoordenadores2006@yahoo.com.br

APLB-Sindicato, na luta com os professores e coordenadores pedagógicos aprovados no concurso de 2005

______________________________________________________________________________

Recentemente a APLB-Sindicato publicou neste site outras informações dos professores e coordenadores aprovados no concurso de 2005. Clique aqui e leia.

________________________________________________________________________________

Ibahia.com – Professores reivindicam convocação em concurso

16/05/2009 – 10h30m

*Da Redação, com informações do BATV

redacao@portalibahia.com.br

Professores que passaram em um concurso público para a rede estadual de ensino em 2005 e nunca foram chamados fizeram uma reivindicação, na tarde de sexta-feira (15), no Centro Administrativo, em Salvador.

Os professores se reuniram em frente a  Secretaria de Educação para pedir que os aprovados no concurso sejam chamados para o trabalho.

Os manifestantes temem que, com o concurso Reda pra professores, marcado para este domingo (17), eles percam a vaga.

“O estado abriu, em 2005, concurso para 3.769 vagas para professor nível 3 e 800 vagas para coordenador pedagógico nível 3 e, até agora, 2009, nenhum coordenador pedagógico foi convocado’, explica a integrante da comissão de concursados, Rogéria Ramos.

De acordo com a Secretaria de Educação, mais de 3.300 professores aprovados em 2005 já foram nomeados em toda a Bahia. Pelos números divulgados pela secretaria, 800 aprovados ainda não foram convocados.