APLB-Sindicato cobra soluções para episódios de violência na Escola Hildete Lomanto

Uma professora da rede municipal de ensino foi agredida dentro da sala de aula por um aluno nesta quarta-feira, na Escola Hildete Lomanto, que fica no bairro do Garcia, em Salvador. Há menos de uma semana, esta mesma escola teve o cadeado arrombado por uma mãe, que invadiu o prédio, sem autorização. O momento da invasão foi filmado e o vídeo circulou nas redes sociais. São dois casos em menos de uma semana. Representantes da APLB estiveram na unidade hoje pela manhã para tratar a situação.

“Nós fizemos uma reunião com a direção da escola e com a equipe de professores que estavam lá. Sugerimos algumas ações como: revisão do Regimento Escolar, realização de uma Assembleia do Conselho Escolar para discutir e deliberar sobre os problemas de convivência” disse Marcos Barreto, diretor que conduziu a reunião.

Diante dessas demandas, a APLB entrou em contato com o Secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, que se comprometeu em fornecer o suporte necessário. “Tem gente que pula o muro da escola, tem gente que entra sem autorização, mas só tem um agente de portaria. Hoje presenciamos pessoas no telhado da escola! Nós propomos que nessa assembleia do Conselho Escolar fossem convidados representantes da Secretaria Municipal, nós do Sindicato dos Professores, mas também representes do Ministério Público, do Conselho Tutelar, da Guarda Municipal, da Ronda Escolar; para que diante das narrativas, esse conjunto de instituições proponham ações e encaminhamento para minimizar os problemas e evitar que os episódios voltem a acontecer.  Ao mesmo tempo precisamos cobrar responsabilidades sobre o evento testemunhado no vídeo da invasão”

A agressão à servidores públicos no exercício de suas atividade é crime conforme previsto no art. 331 do Código Penal. O artigo 163, do mesmo código também prevê o crime de dano ao patrimônio público. A APLB tem como missão exigir condições ideais para os trabalhadores, preservando seus direitos e proporcionando um ambiente adequado para o processo de aprendizagem.