APLB-Sindicato debate “Autonomia e Liberdade Sindical”

Observar a posição ideológica e a contribuição que as centrais sindicais somaram à luta dos trabalhadores. Este foi um dos objetivos do seminário “Autonomia e Liberdade Sindical” realizado na manhã desta quarta-feira (28), no auditório da APLB-Sindicato. A ação foi uma iniciativa da Comissão de Formação da entidade, formada pelos diretores Hércia Azevedo, Valdir Assis e Paulo Filgueiras. A diretora Hércia Azevedo declarou que o seminário foi mais um avanço para a entidade rumo à integração e em defesa dos interesses dos trabalhadores. “Acredito que juntos podemos levantar bandeiras de luta”, afirmou.

Os palestrantes discorreram sobre pontos como a história da luta sindical no Brasil, a importância do debate, da interação, os novos rumos e os avanços conquistados  pelo sindicalismo ao longo do tempo. A conquista da autonomia sindical no Brasil foi evidenciada destacando o trabalho dos sindicatos, não apenas como entidades representativas dos trabalhadores, mas como ferramentas para reformas estimulantes na política, economia e em diversos segmentos como impulsionador de avanços para a sociedade. Durante o debate a APLB-Sindicato foi referenciada como um exemplo que deve ser seguido por outras entidades de classe.

Participaram como palestrantes Adilson Araújo, representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Cedro Silva, da Central Única de Trabalhadores (CUT); Nilson Santos Bahia, da Força Sindical e o professor Eduardo Correa, da Conlutas.