APLB-Sindicato participa de reunião preparatória para a Greve Geral da Educação, dias 2 e 3 de Outubro

Entidades, entre elas, a APLB-Sindicato, estiveram, hoje (24), numa reunião preparatória para a Greve Geral da Educação, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro. A mobilização nacional foi convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Na ocasião, a APLB foi representada pelo seu coordenador-geral, Rui Oliveira. De acordo o dirigente, aqui na Bahia, as entidades, APLB, Assufba, Sinasef, Apub, Une, Ubes, Abes, Ueb, entre outras, vão paralisar as atividades nos dias citados.

“No dia 2 teremos um ato em defesa da Educação Pública, às 9h, na reitoria da UFBA. Dia 3, às 9h, haverá concentração no Campo Grande. No interior, haverá mobilizações nas principais cidades. A orientação é que delegacias e núcleos se articulem com as entidades envolvidas, para uma manifestação unificada”, informou Rui.

Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a conjuntura educacional vem se tornando caótica: o projeto “escola sem partido”, a militarização das escolas, o ataque à liberdade de cátedra, a retirada de verbas das universidades e dos subsídios aos programas de pesquisa são atitudes autoritárias e fascistas de um (des)governo com a marca da destruição. “É por isso que todos devemos estar nas ruas, nas diversas mobilizações marcadas para o dias 2 e 3 de outubro, para barrar esses retrocessos”, conclama o presidente da CNTE, Heleno Araújo.