APLB-SINDICATO retoma discussão com SMED sobre redistribuição de coordenadores pedagógicos

Nesta segunda-feira (9) a direção da APLB-SINDICATO voltou a se reunir com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) para retomar a discussão sobre a movimentação dos Coordenadores Pedagógicos, iniciada em agosto de 2019. Em ação vitoriosa, a APLB conseguiu suspender o processo, mediante reunião com secretário de Educação, Bruno Barral, em agosto deste ano.

Na ocasião, o secretário acatou a análise feita pela entidade de que o projeto prejudicaria a qualidade do trabalho pedagógico desses profissionais, bem como o bom funcionamento das unidades escolares do município. A APLB destacou o papel do coordenador pedagógico na Rede Municipal de Ensino e as consequências que poderiam ocorrer com a redistribuição destes profissionais no atual momento.

Segundo Marcos Barreto, diretor da APLB, a entidade trabalha na construção de uma nova proposta para a reorganização da rede.

“A rede municipal precisa de concurso público para coordenadores pedagógicos pois, desde a implantação do Plano de Carreira (LC 8722/2014) houve um aumento do número de professores sem o devido incremento do número de coordenadores da rede. Ademais, com a reserva da jornada de trabalho para atividades extraclasse, a função da coordenação pedagógica passou a ser mais exigida e sobrecarregada”, disse.