Deputados aprovam projeto do governo

A TARDE

Professores estaduais paralisam atividades nesta terça-feira

Foto: Margarida Neide | Ag. A TARDE
  • Categoria realiza manifestação na Assembleia Legislativa durante aprovação do reajuste salarial

Após a greve de 115 dias em 2012, os professores da rede estadual da Bahia paralisam as atividades nesta terça-feira, 27, em protesto contra o calendário do ano letivo de 2013.

Por conta da diferença na quantidade de dias em greve entre as escolas baianas, o governo do estado aprovou dois calendários diferentes, um com início em março e outro, em abril. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) reprova a decisão e reivindica uma data única.

A categoria se reúne em assembleia nesta terça, às 9h, no Ginásio dos Bancários (Aflitos), para defender a proposta, além do reajuste salarial – aprovado em 14% pela Câmara Municipal nesta segunda-feira, 26 – e das reivindicações que não foram atendidas após a greve deste ano. “Não podemos realizar a matrícula e ter férias em períodos diferentes, por isso defendemos o calendário único. Também aprovamos uma mobilização permanente para cobrar os pleitos que não foram atendidos no final da greve”, afirma Ivana Leony, diretora social da APLB.

Bahia Notícias

Projeto dos professores é aprovado na Assembleia Legislativa

por David Mendes
A maioria dos deputados estaduais aprovou, na noite desta segunda-feira (26), o Projeto de Lei enviado pelo Executivo que possibilita a progressão na carreira, por meio de curso de atualização, dos professores da Rede Estadual de Ensino. A capacitação possibilitará ganho médio de 14%, com a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013. Os docentes terão que assegurar frequência mínima em cada etapa do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas. De acordo com portaria da Secretaria estadual da Educação (SEC), o curso será realizado pela Universidade de Brasília (UNB), na modalidade de Educação a Distância (EAD), com duração total de 120 horas, dividido em duas etapas de 60 horas cada. A bancada da minoria, que pedia que a votação fosse adiada para esta terça (27), apresentou emenda contra a revogação, proposta no PL, do parágrafo 1º do artigo 9º da Lei 12.364/11, que assegura aos docentes 13% de reajuste em 2013 e de 3% a 4% em 2014 entre outras emendas. Todas foram rejeitadas pelo relator João Bonfim (PDT).

Notícias anteriores

Fotos: Walmir Cirne

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 14 de novembro, a categoria decidiu que o calendário letivo para 2013 deve ser ÚNICO – como propõe a APLB-Sindicato – e não dois, como pretende o governo estadual.

Os professores decidiram também fazer duas paralisações. Uma na próxima terça-feira, 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) e realizar uma manifestação, seguida de passeata, saindo da Praça do Campo Grande e indo até a  Estátua de Zumbi (Praça da  Sé). A concentração na Praça do Campo Grande será às 15 horas.

A outra paralisação  será realizada com assembleia no dia 27 de novembro, às 9 horas.

Calendário do ano letivo 2013, proposto pela APLB-Sindicato e aprovado na assembleia:

Proposta do governo: