Assembleia dos educadores municipais aprova agenda de atividades rumo à campanha salarial e reforça disposição de luta da categoria

Assembleia dos educadores municipais aprova agenda de atividades rumo à campanha salarial e reforça disposição de luta da categoria

Os trabalhadores em educação da Rede Municipal de Salvador atenderam à convocação da diretoria da APLB-Sindicato e lotaram o Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários na manhã desta quinta-feira (1º/03), durante assembleia geral que teve como principal objetivo avaliar o início do ano letivo 2018, no que diz respeito à conjuntura política nacional e local, às condições de trabalho da categoria e ao funcionamento das escolas da rede.

A assembleia foi em preparação para a Campanha Salarial 2018, que deverá ser deflagrada em abril, durante nova assembleia, marcada para o dia 03/04, na qual deverá ser aprovada a pauta de reivindicações da categoria. 

Logo após a abertura, o diretor Marcos Barreto fez uma exposição sobre o cenário atual em relação ao governo Temer e à gestão do prefeito ACM Neto, quando enfatizou que a conjuntura é de luta de classes e que vai demandar mobilização e luta da categoria.

“Nossa defesa tem que ser em torno de um programa de desenvolvimento econômico, político e social que privilegie a compensação das diferenças. Não podemos tratar pessoas desiguais de modo igual. Temos que dar suporte a quem precisa e tirar de quem tem em excesso. Nós precisamos de uma reforma que modifique a relação de impostos e que taxe as grandes fortunas. Mas o que é colocado é: vamos reformar a previdência porque não tem dinheiro. Mais uma vez a conta está caindo em cima dos trabalhadores”, alertou o diretor da APLB.

Tanto a direção da APLB como os educadores que se pronunciaram durante a assembleia enfatizaram a necessidade de radicalização na defesa da democracia e no combate às políticas neoliberais de Temer e seu aliado ACM Neto, sustentadas em reformas na Constituição por um e no desrespeito à legislação municipal por outro, com perda de direitos dos trabalhadores e a sustentação das elites. Todos reforçaram a necessidade de continuidade da luta, prevalecendo o sentido de unidade e fortalecimento da mobilização.

Para tanto, foram aprovadas as propostas e encaminhamentos apresentados pela diretoria do sindicato, que já haviam sido discutidas em reunião com os representantes de escolas, que as levaram para as suas unidades escolares onde o debate foi continuado, num processo democrático que caracteriza a forma de organização e luta da APLB-Sindicato.

Confira a pauta de ações aprovadas pela assembleia em ampla maioria:

1. Participar do Fórum Social Mundial, implementando ações de denúncias contra o governo Temer e ACM Neto, especialmente o tratamento dado a educação municipal ;

2. Levar para o Fórum das Centrais Sindicais, Frente Brasil Popular, Movimentos Sociais organizados a proposta de reativação do Comitê de Educação pela Democracia;

3. Participar das atividades voltadas para o Dia Internacional da Mulher;

4. Sobre a eleição para gestores escolares:
– supressão do Inciso II e do Parágrafo Único do artigo 35 da LC 034/2004 – Estatuto do Magistério Público do Município do Salvador.

5. Cumprir as agendas de ações das centrais sindicais e movimentos sociais, assim como a agenda local, pois a articulação da gestão ACM Neto com o governo Temer tem determinado a negação do cumprimento da legislação municipal, no que concerne a:

  • Mudança de nível;
  • Licença aprimoramento;
  • Reserva de jornada para professores do quadro efetivo e REDA;
  • Eleições para gestão escolar, reafirmando o cronograma para sua realização até o final de abril, conforme já estabelecido em discussões com a SMED;
  • 6.Para avançarmos na luta é necessário algumas ações:

a. As escolas devem eleger seu representante, caso ainda não o tenham feito. Para isso, devem entrar em contato com a APLB e solicitar o material para a “Ata de Eleição” e a “Ficha de Qualificação” dos representantes (titular e suplente) eleitos ;

b. Reuniões por GRE ( o cronograma deverá ser divulgado pela direção da APLB);

c. Reunião Geral de Representantes para sintetizar as propostas

7. Realização do II Seminário de Formação Sindical para Representantes de Escola de Salvador;

8. Buscar a articulação com a Câmara de Vereadores, especialmente a Comissão de Educação para tratar das demandas da educação da rede municipal: eleição para gestores escolares, funcionamento da rede, condições de trabalho, etc.;

9. Reunião com professores REDA, no dia 10/3, para discutir estratégias de participação destes trabalhadores no movimento;

10.Realização de “Seminário sobre Assédio Moral”;

11. Intensificar a Campanha de Filiação dos trabalhadores em educação ao seu sindicato;

12. Publicar o “DOSSIÊ DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SALVADOR”;

13. Agendar reunião com o Secretário de Gestão para tratar do Plano de Saúde que atende os servidores municipais;

14.Organizar cronograma do “Projeto APLB vai às escolas”, com inicio previsto ainda para o mês de março;

15.Assembleia especifica para aprovar a Pauta de Reivindicações dando inicio à Campanha Salarial 2018, a realizar-se no dia 03 de abril, precedida de reunião de representantes de escola.

Ao final da assembleia a diretora Elza Melo elogiou a qualidade do debate e conclamou a categoria a continuar discutindo com os alunos e toda a comunidade escolar sobre a necessidade de continuidade da luta em defesa da democracia.

“É o nosso futuro e o de nosso País que está em jogo. Estamos enfrentando um estado de exceção e mais do que nunca, vai ser preciso a unidade e a força dos trabalhadores para que a gente possa seguir firmes na luta, seja do ponto de vista da conjuntura geral, seja com relação à nossa agenda específica. Esta assembleia foi em preparação para a nossa campanha salarial e também para reafirmar a nossa disposição de continuar lutando contra o golpe e contra ACM Neto que não dá atenção para a Educação de Salvador. Portanto a categoria está de parabéns. Viva a luta! Fora Temer! Fora ACM Neto!”, pontuou a diretora.

Notícias anteriores:

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR – NESTA QUINTA-FEIRA, 1º DE MARÇO, NESTA MANHÃ, NO GINÁSIO DOS BANCÁRIOS

A assembleia geral dos educadores municipais, preparatória para a campanha salarial 2018, que deverá ser iniciada no próximo mês de abril, aconteceu na  manhã desta quinta-feira, 1º de março, no Ginásio dos Bancários. Conjuntura política nacional e local, condições de trabalho na rede, funcionamento das escolas neste início de ano letivo, além da luta pelas eleições dos gestores de escola são alguns dos temas dos informes feitos pela diretoria e que embasaram  os debates entre os participantes da plenária.

Notícias anteriores

Conforme ficou decidido na última assembleia geral de 2017, realizada em 23 de novembro, a direção da APLB-Sindicato convoca os trabalhadores em educação do município para participar da Assembleia Geral da Rede Municipal de Salvador, que será realizada no dia 1º de março (quinta-feira), às 9 horas, no Ginásio dos Bancários.

Será discutida a seguinte pauta :

1. Informes

~ conjuntura política
~ reuniões com a SMED

2. Propostas e encaminhamentos

Esta primeira assembleia do ano letivo 2018, é uma das atividades incluídas na agenda de luta aprovada pela categoria para o início do ano letivo, e será precedida de reunião de representantes de escolas, no dia 28/02, às 14h, no Auditório da APLB.

2017 foi um ano difícil, de retirada de direitos orquestrada por Temer e ACM Neto e 2018 não será diferente! Portanto, vamos todos para a assembleia imbuídos do sentido da necessidade de continuidade da luta, com unidade e força.

Você pode gostar de ler também: