Castro Alves – APLB se reúne com prefeito e secretária para cobrar reajuste do piso e valorização da carreira

Castro Alves – APLB se reúne com prefeito e secretária para cobrar reajuste do piso e valorização da carreira

Representantes da APLB-Sindicato, Núcleo Castro Alves, se reuniram com o prefeito Thiancle Araújo (PSD) e secretária de Educação, Fernanda Carvalho, na tarde da última  segunda-feira (02/05). O encontro é resultado de uma agenda de negociação entre governo municipal e Sindicato.

Na reunião, nossos representantes apresentaram argumentos a favor do reajuste salarial para todos do magistério, considerando os níveis e classes, de acordo com o plano de carreira. Thiancle ouviu as demandas e mais uma vez apresentou os mesmos motivos para não conceder reajuste salarial no atual momento.

“Só posso dar aumento se eu tiver margem para saldo, e minha margem só seria possível se a gente aumentasse as matriculas de jovens e adultos [EJA]. Enquanto gestor, tenho que administrar os recursos sem comprometer a prefeitura”, disse.

A todo instante, a diretoria se mostrou favorável à negociação e demonstrou que aumentar as matrículas de jovens e adultos é uma medida bastante plausível, mas não a única para conceder o reajuste.

Diante disso, com a reunião em andamento, foi protocolado um relatório sobre o Fundeb 70%, exercício 2021, elaborado por uma empresa especializada em contas públicas, indicando eventuais sobras na aplicação dos recursos financeiros, que podem, inclusive, serem utilizados para o reajuste salarial.

A proposta será analisada através de uma Comissão Técnica com membros da APLB e Secretaria de Educação. O prefeito se comprometeu a acompanhar o estudo para avaliar os impactos orçamentários.

Outro encaminhamento é a realização de uma Assembleia Geral presencial, marcada para o próximo  sábado (07/05), com horário e local a definir.

Participaram da reunião o professor Carlos Augusto, diretor da Delegacia do Planalto, Hércia Azevedo, diretora de Formação Sindical, Jhay Lopes, diretora do Departamento de Diversidade e Gênero, e Dr. Felipe Henrique, advogado do Sindicato.

A diretoria do Núcleo Castro Alves segue lutando com o apoio da Executiva Estadual no sentido de buscar avanços nas negociações. Para isso não medirá esforços em garantir o direito dos Profissionais da Educação.


Ivisson Costa (MTb 6006-BA) 
Jornalista 

Contatos para a imprensa:
aplbcastroalves@gmail.com
Telefone: (75) 3522-3430
Celular: (75) 9 8142-1899 / 9 9194-3657

Você pode gostar de ler também: