Categoria comparece em massa e vota pela suspensão da greve durante assembleia

fim greve5

Os trabalhadores em Educação da Rede Municipal em assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira (18), no Cais Dourado, por esmagadora maioria, decidiu pela suspensão da greve mantendo o estado de mobilização.

Os profissionais retornam às salas de aula na próxima segunda-feira (21). O movimento foi vitorioso na avaliação feita pela categoria, uma vez que a secretaria de Educação teve que acelerar o processo da implementação da reserva que resultou na convocação de 1.334 professores REDA, desde o dia cinco de março, quantitativo considerado necessário para a universalização da reserva nas escolas.

A categoria também aprovou:

– Que o professor, se ao chegar na sua unidade escolar, for constatado que ainda não está garantida a sua reserva, ele terá  o direito a sua reserva fora da escola. A grade de horários deverá ser organizada pelos gestores e coordenadores pedagógicos, junto com os professores. Os relatórios das escolas devem ser encaminhados para a APLB-Sindicato.

– Que os calendários de reposição de aula, desde que não ocorra cortes de salário, serão elaborados pelas unidades escolares com a participação do conselho escolar, professores, coordenadores pedagógicos e gestores;

– Participação na Caminhada da Frente Brasil Popular, em defesa da democracia e contra o golpe. A concentração será no Campo Grande, às 15h, com saída em direção à Praça Municipal. A APLB e demais representantes de movimentos sociais continuam a luta em favor da democracia! #NãoVaiTerGolpe

A suspensão da greve não significa o fim da luta! Iniciaremos a nossa campanha salarial e permaneceremos na vigilância sistemática pela universalização da reserva. Sem dúvida, a direção da APLB-Sindicato convocará assembleia, em abril, para que a categoria decida coletivamente sobre os encaminhamentos das lutas e das demandas que se traduzem na defesa da educação de qualidade, dos direitos dos trabalhadores, da democracia e da  soberania do nosso País.

A luta continua!

Fotos: Walmir Cirne