Celebrar o passado, vivendo o presente e de olho no futuro da comunidade LGBTQIA+

O Bar Stonewall foi invadido em 28 de junho de 1969 por policiais na cidade de Nova York. E o que seria mais um episódio comum e rotineiro da época para os frequentad@res LGBTQIA+, tornou-se um ato de coragem por um grupo de pessoas que enfrentaram a polícia. Resultando em cinco noites de protesto pelos direitos LGBTQIA+ dando início aos 50 anos de movimento do Orgulho LGBT.

Com o surgimento em Nova York e no mundo das organizações de direitos LGBTQIA+ após o acontecido em Stonewall, as cidades de Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago fazem as primeiras paradas do Orgulho LGBT nos dias 27 e 28 de Junho de 1970.

Stonewall se transformou em um Monumento Nacional digital por meio do Centro Comunitário LGBT em homenagem ao Orgulho LGBTQIA+, ecoando a diversidade  de vozes das pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ atualmente.

Nos últimos 50 anos do movimento pelos direitos LGBTQIA+ uma série de êxitos e obstáculos fazem parte dessa trajetória, que mantém viva a referência do Bar Stonewall com suas lutas, suas reinvindicações e suas vitórias e caminhadas do movimento.

Atualmente as paradas do orgulho LGBT acontecem em vários países, cidades e até em bairros, dando continuidade ao movimento fundado há 50 anos. Neste ano, 51 países participarão de paradas do Orgulho LGBT para celebrar o passado, o presente e o futuro da igualdade LGBTQIA+.