Clarice dos Santos – “A importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”

Clarice dos Santos – “A importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”

A importância do ensino de história africana e afro-brasileira no currículo das escolas públicas e privadas de todos os níveis de ensino em nosso país não pode ser menosprezada. A formação da sociedade brasileira e a construção material e simbólica do Brasil passam pela chegada como escravizados e em seguida como cidadãos ainda que discriminados de negras e negros oriundos e descendentes do continente–mãe da humanidade.

Passados 130 anos da abolição do regime escravista outorgada pela princesa Imperial Isabel de Bragança, a saga da população negra deste país continua em busca de reparação histórica e de uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.

Somos maioria populacional, mas não queremos substituir um povo opressor por outro. Queremos igualdade, democracia, diversidade, soberania nacional, amizade com os demais povos do planeta e a afirmação de um verdadeiro processo civilizatório que ponha fim a todo tipo de opressão e barbárie.

Axé!

*Clarice dos Santos – Diretora de Políticas Sociais da APLB-Sindicato, pedagoga e professora das redes municipal e estadual de ensino.

Você pode gostar de ler também: