CNTE se reúne em Curitiba (PR) para realização da 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire

Com o lema “Educação Libertária e Democracia Construindo o Movimento Pedagógico Latino-americano”, acontece desta quarta-feira, 26, até sexta, 28, em Curitiba (PR), a 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. A APL-Sindicato foi representada no evento pelo seu coordenador geral, o professor Rui Oliveira, também secretário de política sindical da CNTE.

Antecedendo a Conferência, que é uma das atividades estatutárias da entidade, no dia de ontem (25), a Diretoria Executiva se reuniu para avaliar as atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2019 e deliberar sobre as próximas mobilizações que a Confederação deve apoiar nacionalmente e nos Estados através dos Sindicatos afiliados.

Reiterando a avaliação dos diretores sobre a atuação da CNTE, especialmente durante a Greve Geral da Educação (15 de maio) e na Greve Geral da Classe Trabalhadora (14/06), o presidente Heleno Araújo falou do protagonismo que a Educação tem tido nesse processo de resistência contra os ataques à democracia perpetrados pelo governo federal. “A estratégia que adotamos estabeleceu diálogo com a categoria e com uma grande parcela da sociedade. Continuaremos essa agenda de mobilização, pois ela é necessária para o enfrentamento aos desmandos do governo”, disse Araújo.

A análise de conjuntura foi momento de atualizar o panorama nacional, já preparando a atividade do Conselho Nacional de Entidades (CNE) que acontece nesta quarta-feira (26). “Temos muitos desafios pela frente, e continuaremos nos pautando pela unidade com as centrais sindicais, movimentos estudantis e outros movimentos sociais, em defesa da democracia”, ressaltou a Secretária Geral da CNTE, Fátima Silva.

Fonte: Portal da CNTE