CONFIRA A POSIÇÃO DA APLB SOBRE AS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS EM SALVADOR

O Prefeito ACM Neto anunciou o lançamento de plataforma digital e canal de TV aberta com conteúdo educacional para estudantes da rede municipal de Salvador. A primeira etapa é chamada de Escola Mais Digital, uma ferramenta de conteúdo educacional à distância desenvolvida para atender cerca de 33 mil estudantes do ensino fundamental 2 da rede municipal de Salvador. Os alunos precisam ter acesso à internet.

A APLB sindicato reafirma a posição de que essas atividades não presenciais não poderão ser computadas. A internet ainda não é um meio democratizado nos domicílios brasileiros. Dados do Comitê Gestor de Internet do Brasil, em sua Pesquisa TIC Domicílios (2018), apresentam que 30% dos domicílios brasileiros não possuem nem computador nem Internet. E os que possuem, nem sempre tem a qualidade necessária para baixar os conteúdos propostos. Nesse contexto, é preciso ter consciência das condições de acesso dos estudantes às tecnologias disponíveis e internet para continuidade dos seus estudos. As atividades precisam de garantia de acesso a todos, de forma igualitária, para não gerar processos de exclusão, conforme a Constituição Federal e a própria Lei de Diretrizes e bases da Educação.

O principio da APLB é a preservação da vida e todos os esforços tem sido feito no sentido do enfrentamento à COVID-19 para que essa pandemia não se prolongue. No momento certo, após o necessário isolamento social, haverá reposição das aulas e o calendário será discutido com toda a comunidade escolar.

No período de isolamento, as atividades não presenciais opcionais tem o objetivo de manter algum tipo de acolhimento pedagógico solidário, mas não serão computadas como carga horária letiva. A APLB não permitirá nenhuma ação que assevere mais ainda as desigualdades sociais e educacionais. Além disso, não medirá esforços em também garantir a proteção aos direitos da classe trabalhadora. O maior foco nesse momento deve ser a preservação da vida e todos os demais encaminhamentos devem estar alinhados a esse principio.