Destaques na imprensa neste 24 de agosto

SEC

Pesquisa apontará diagnóstico das 1753 escolas da rede estadual

23/08/2007

Um diagnóstico completo das 1753 escolas da rede estadual de ensino na Bahia. Essa é a proposta da Pesquisa Ação Educacional que foi apresentada hoje (23) no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) a 62 técnicos da Secretaria Estadual da Educação (SEC) e mais 8 das Diretorias Regionais de Educação (Direc 1A e 1B), que serão treinados até o dia 30, e servirão de multiplicadores do método da pesquisa em outras 31 Direc. A Pesquisa é uma ação conjunta de vários setores da SEC e tem o apoio da Secretaria da Administração do Estado (SAEB) e da Petrobras.

A iniciativa é mais uma ação pioneira da atual gestão, que tem esse projeto como pilar de sustentação para um gerenciamento planejado. O projeto propõe a constituição de um grupo intersetorial, composto por vários setores da SEC e das Direc para a realização “in loco” da coleta de dados. Para isso, os técnicos estão sendo treinados e visitarão escolas periodicamente, no intuito de observar e registrar dados que vão da área pedagógica à rede física e estrutural. Serão, ao todo, 128 pesquisadores atuando por cerca de 40 dias a partir de setembro.

A idéia é utilizar os diagnósticos específicos sobre o funcionamento de todas as escolas para planejar e gerenciar ações de estruturação e reestruturação na rede. “Estamos conseguindo colocar em prática uma idéia muito importante para a Secretaria. Em torno de um diagnóstico real do sistema, o trabalho de gerenciamento pode ser realizado de forma racional”, declarou Superintendente de Organização de Atendimento à Rede Escolar, José Maria Dutra.

Segundo Dutra, o sistema educacional é complexo e está em constante mudança, por isso a dificuldade em manter os dados atualizados. Mas, a depender do resultado desse trabalho, se poderá ter uma amostra a cada três meses e com o decorrer do trabalho, a cada semana.

Para o Diretor Geral da SEC, Carlos Pedrosa, esse é um dos mais importantes projetos na área, porque é a primeira vez que a educação volta-se para si mesma. “A intenção é levantar tudo o que a escola tem, para que, com um diagnóstico em mãos, possamos planejar ações efetivas para as escolas já no próximo ano”, afirmou Pedrosa.

Cada uma das 33 Direc contribuirá com dois técnicos, que deverão ser treinados pelos aplicadores da SEC. “O objetivo é que a Direc se apodere do conhecimento para que contribua de forma efetiva na gestão das escolas”, declarou José Maria

“Estamos inaugurando uma nova fase na SEC, onde se coloca uma nova forma de levantar dados, que insere uma nova política na educação. A forma certa de trabalhar para a educação é deixar de lado o trabalho desfragmentado e adotar o sistêmico e em equipe, com a participação de todos os envolvidos no processo”, completou a Superintendente de Acompanhamento e Avaliação, Eni Bastos.

A pesquisa – Contar o número de carteiras escolares, de alunos freqüentes, de professores no quadro da unidade escolar, verificar a estrutura física da escola, são alguns dos dados que deverão ser colhidos durante a Pesquisa. A orientação é para que os técnicos também registrem as boas ações. Para José Maria existem boas ações que devem ser valorizadas. “Ás vezes perdemos a oportunidade de potencializar o que funciona bem na escola, simplesmente porque não conhecemos as coisas boas”.

Constatar a demanda real de alunos que cursam o ensino fundamental na rede municipal e que migrará para as escolas estaduais no futuro, e levantar a quantidade de escolas necessárias para atender a rede rural, são pontos chaves que serão considerados pela pesquisa para a realização de um planejamento.

“Garantir o direito a educação para os que procuram e estimular nos que não procuram, o exercício desse direito, esse é o compromisso da SEC”, declarou José Maria.

IAT disponibiliza inscrições on-line para professores da rede estadual

23/08/2007

O Instituto Anísio Teixeira (IAT), centro de formação da Secretaria Estadual da Educação (SEC), disponibilizará, pela primeira vez, inscrições on-line para os seus cursos. A modalidade será utilizada para as inscrições do III Colóquio Nacional Jean-Jacques Rousseau que discutirá a atualidade do pensamento do filósofo iluminista. O evento realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia ocorrerá nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto, e os professores da rede estadual poderão se inscrever pelo endereço www.sec.ba.gov.br/iat. São 11 vagas disponibilizadas.

A abertura do III Colóquio Nacional será realizada no IAT e terá como tema “Rousseau e a Educação”. O objetivo é reunir e agregar pesquisadores que estejam desenvolvendo investigações sobre a contribuição de Rousseau para a compreensão de temas relacionados a educação, política e cultura. Essa é a primeira vez que ocorrerá inscrições on-line, iniciativa que passa a vigorar para todos os cursos, no intuito de democratizar o acesso.

Jornal A Tarde 24.08

Aula de história ao ar livre

LUISA TORREÃO

luisat@atarde.com.br

Monteiro Lobato escreveu que um País se faz com homens e livros.

Ontem à tarde, uma pequena nação de leitores se formou na Praça Municipal, com cerca de 700 alunos de 11 escolas públicas que participavam de uma aula a céu aberto.

O projeto, que já está na segunda edição, integra o Ano Municipal da Leitura, coordenado por um Comitê Gestor que envolve a Secretaria de Educação e Cultura, a Fundação Gregório de Mattos e também o Grupo A TARDE, além de outros representantes.

A praça, estendida ao Centro Histórico, foi transformada em uma grande sala de aula, como bem destacou o secretário municipal da Educação, Ney Campello. Os estudantes, de 4ª a 8ª séries, tiveram contato com um estande de publicações de escritores baianos integrantes da Câmara Baiana do Livro, uma biblioteca móvel da Fundação Pedro Calmon e um “buzu digital”, ônibus que oferecia acesso a computadores. “É uma forma de chamar a atenção para a leitura, dentro de um projeto pedagógico”, disse Luciane Alcântara, coordenadora do Programa A TARDE Educação.

A diversão foi complementada com um grupo musical de fanfarra e um show literário-musical, apresentado pelo cantor Gerônimo e intercalado com declamações de poetas. Cada turma escolar foi levada a conhecer uma entre 24 instituições culturais do Pelourinho, acompanhadas por um guia do Instituto de Hospitalidade.

“Eu estou achando interessante por estar descobrindo coisas novas, vendo coisas belas e aprendendo a nossa história”, disse Jéssica Nunes, 12 anos, aluna da Escola Municipal Olga Figueiredo (Vale do Matatu), enquanto passeava pelo Centro Histórico. Ela e os colegas assistiram a uma palestra com Clarindo Silva, dono do tradicional restaurante Cantina da Lua. “Busquem aproveitar ao máximo essa oportunidade que está sendo dada a vocês, porque a educação é fundamental”, aconselhou, diante dos olhos atentos dos estudantes. “Eles não podem só fazer leitura na escola. Os alunos precisam pesquisar, buscar outros caminhos. Esta é também uma oportunidade de conhecer a cidade”, assinalou.

Para a professora de português da mesma escola, Rita Albergaria, a aula a céu aberto é uma excelente atividade, que envolve os jovens nos conhecimentos histórico e literário.

“Este projeto enriquece o patrimônio cultural dos jovens e esse ganho se traduz em resultado na escola”, disse Ney Campello.

Durante o evento, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Costa Lima, aproveitou para anunciar o lançamento do programa Pesquisadores Amigos da Escola Pública Municipal, que tem o objetivo de aproximar estudantes e pesquisadores das universidades baianas. “Queremos envolver a sociedade na questão do conhecimento”, ressaltou.

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