Dia do Fico na Luta foi um sucesso! Servidores municipais realizaram uma grande manifestação na Praça Municipal

Dia do Fico na Luta foi um sucesso! Servidores municipais realizaram uma grande manifestação na Praça Municipal

Crédito das fotos: Getúlio Lefundes e Leda Albernaz

Esta quarta-feira (13) foi um dia de luta para os trabalhadores em Educação do município de Salvador. Com as atividades paralisadas por 24 horas, a categoria realizou o Dia do Fico na Luta, com manifestação a partir das 13h30, na Praça Municipal, juntamente com os demais servidores municipais. O ato unificado foi organizado pela APLB-Sindicato e SINDSEPS, com a participação de outras entidades representativas dos servidores municipais.

Com faixas, cartazes, apitos e muita disposição de luta os servidores mostraram ao Executivo Municipal a sua indignação e descontentamento com a gestão do município, principalmente em relação às políticas para as áreas essenciais, como saúde e educação, e com os recorrentes ataques aos direitos dos trabalhadores.

Unidos contra as políticas neoliberais de Temer e ACM Neto, os servidores devem continuar cumprindo as agendas específicas de cada segmento, na luta contra a política de arrocho salarial do prefeito, o golpe contra a Democracia e a retirada de direitos dos trabalhadores.

Na Praça, as lideranças sindicais se revezaram ao microfone para destacar a importância da continuidade do movimento. A direção da APLB-Sindicato conclamou os educadores para reforçar a mobilização da Campanha Salarial 2018 e chamou a atenção para a agenda,  aprovada em assembleia, que deverá ser cumprida pela categoria, incluindo a participação no Desfile Cívico do Dois de Julho; e no retorno no dia 03/7, realizar aula de cidadania para alunos e pais; reunião de representantes no dia 04/7; e a assembleia geral do dia 05/7, quando poderá ser votada a deflagração de uma greve da categoria.

Os demais servidores da Prefeitura da Salvador voltaram a se manifestar contra a proposta apresentada pelo prefeito ACM Neto, que prevê a revogação da automatização da progressão da gratificação de competência, caso não ocorra avaliação de desempenho.

Foi aprovado durante o ato uma paralisação de 72 horas, a partir de segunda-feira, 18, com manifestações diárias em frente à Câmara de Vereadores, com o objetivo de impedir a votação do projeto do Executivo.

Além dos pronunciamentos e palavras de ordem, a manifestação  ganhou  reforço com a participação de uma dupla de repentistas, que deu o tom cultural ao movimentado ato político.

Você pode gostar de ler também: