Direção da APLB-Sindicato marca presença no Colégio Estadual Edvaldo Brandão, após violência ocorrida na unidade de ensino

A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia repudia a violência e se solidariza com a comunidade do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, do bairro de Cajazeiras, que passou por momentos de terror e extremo stress na manhã da última quinta-feira (28/03), quando a unidade foi invadida por assaltantes, armados, que roubaram celulares e pertences pessoais de alunos e professores. Não é a primeira vez que a escola sofre este tipo de violência!

Na manhã desta quarta-feira (3), a diretoria da APLB-Sindicato esteve na escola levando a solidariedade e discutindo sobre segurança nas unidades escolares.  A cobrança por segurança nas escolas tem sido, ao longo dos anos, uma das bandeiras de luta da APLB-Sindicato, que cobra do governo do estado a adoção de medidas e políticas públicas que visem garantir e preservar a integridade das pessoas que compõem a comunidade escolar nas unidades educacionais da Bahia. A APLB entende que algumas medidas, se adotadas pelo governo do estado, resultariam em maior segurança para os agentes da educação.

“A responsabilidade pela segurança escolar deve ser do estado, e nós discutimos isso e vamos continuar discutindo. Queremos que o governo intensifique a ronda escolar e as políticas públicas necessárias para diminuir a violência, não só dentro da escola, mas também no seu entorno “, defende o professor Rui Oliveira, coordenador geral da APLB.

Comunidade se mobiliza

Após o episódio de quinta-feira, a comunidade do Colégio Edvaldo Brandão realizou reunião emergencial para debater a insegurança que acomete a unidade. Da reunião resultou uma carta aberta, na qual professores/as, estudantes e seus responsáveis, funcionários/as e gestores construíram uma agenda de mobilização para a semana de 01 a 05 de abril de 2019 e também alinham algumas ações urgentes para serem encaminhadas à SEC.

Agenda:

• Segunda-feira (01/04): Concentração dos membros da comunidade escolar, às 7:30 h, para a observância do cumprimento das solicitações, seguida de Aula Pública, para a qual estão convidados representantes do Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Ministério Público, da comissão de Educação da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/BA e entidades e representantes da comunidade de Cajazeiras e Adjacências. Às 19 h, roda de conversa entre estudantes do noturno, professores/as e gestão escolar;
  • Terça-feira (02/04): participação no DIA ESTADUAL de LUTA dos SERVIDORES PÚBLICOS da BAHIA, às 9 h, no Campo Grande (Solicitamos a presença, vestindo branco);
  • Quarta-feira (03/04): momento de avaliação das ações realizadas nos dias 01 e 02/04 e do atendimento das reivindicações feitas pela comunidade escolar;
  •  Quinta–feira (04/04): CAMINHADA PELA PAZ, com saída às 7:30 h, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia em direção à praça da Cajazeiras V.
  • Sexta-feira (05/04): ATO ECUMÊNICO E ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, a partir das 7:30 h.

Veja a Carta Aberta na íntegra:

[gview file=”https://www.aplbsindicato.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Carta-Aberta.29.03.pdf”]