Ditadura Nunca mais! 31 de Março: 56 anos do Golpe Militar

Ditadura Nunca mais! 31 de Março: 56 anos do Golpe Militar

Há 56 anos a Ditadura Militar se instalou no Brasil por meio do Golpe Militar, ocorrido em 31 de Março de 1964. Embora muitos insistam em negar, o nosso país atravessou um período sombrio e essa época foi marcada pela censura, perseguição política, supressão de direitos, repressão e tortura àqueles que se opuseram ao regime.

Como consequência, organizações que atuavam em defesa da classe trabalhadora, da cultura e da democracia, como sindicatos, entidades estudantis, artistas, passaram a sofrer todo tipo de ameaça. A Ditadura torturou, matou e silenciou a muitos, a exemplo de Paulo Freire, educador brasileiro, preso por mais de 70 dias, sob acusação de doutrinação marxista. Freire teve seu brilhante projeto de alfabetização interrompido pelo regime militar.

Mais de meio século depois, o Brasil revive ataques à democracia, aos direitos, agora promovidos pelo governo Bolsonaro e seu projeto político entreguista de desmonte do Estado. Como se não bastasse, neste cenário de pandemia, o atual presidente, defensor da tortura, ignora e ironiza a ameaça que o coronavírus impõe à vida do povo brasileiro. A ele, a APLB declara: Teve Ditadura! Não é uma “Gripezinha”!

Você pode gostar de ler também: