Durante ato em defesa da educação Rui Oliveira revela insatisfação com os repasses do governo federal à educação

Professores e estudantes participam de Greve Nacional da Educação, na reitoria da Ufba, nesta quarta (2). De acordo com a Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), o ato é a defesa da educação pública e da recomposição do orçamento dos Intitutos Federais de Educação na sua integralidade, além da oposição ao projeto “Future-se” do governo federal.

Durante ato Professor Rui presidente da APLB, destaca as insatisfações da educação básica e fundamental com o governo Bolsonaro (PSL) “É um ato político em defesa da educação a ideia é fazer um debate da espaço as entidades, e falar o que está acontecendo cada com nível de educação. Na educação básica, nós estamos sofrendo sem falta de perspectiva do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 2020 e até agora temos quatro projetos de emendas constitucional no Congresso Nacional, a mais avançada é a Pec 15, da deputada federal de Tocantins, Dorinha que propõe o repasse do governo federal para o Fundeb seja de  40%, hoje é de 10%, e o governo só quer discutir acréscimo de 5%. Ao cortar verba das universidades, ele [Bolsonaro] cerceia políticas públicas tipo cotas, restaurante universitário, programa de pós-graduação”, aponta.

Rui também falou aos BNews sobre uma reunião de professores que está em curso na quadra dos bancários, no bairro dos Aflitos. “Hoje está acontecendo uma assembleia relâmpago, às 10 horas. Depois todos seguem para o ato na reitoria da Ufba para saímos em passeata pelo Canela pois é uma pauta especifica de todos nós”, afirma.

Além do ato de hoje, a manifestação em defesa da educação continua na quinta-feira (03), às 9h, no Campo Grande com manifestação de professores e estudantes.

Fonte: BNews